Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Online » Desatando Nós

Encontro Nacional de Diversidade Sexual é cancelado

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 10/10/2011 Colunista: Alexandre Martins Joca

Ainda não sabemos os reais motivos para o cancelamento do 9º ENUDS – Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual, que ocorreria pela primeira vez na Bahia.

Segundo informações, a Coordenação Nacional do evento decidiu pelo cancelamento em virtude de problemas surgidos com relação ao local onde seria realizado. Programado para o período de 11 a 15 de novembro, no campus I da UNEB, em Salvador, a direção da unidade de ensino embora tivesse cedido o espaço para o ENUDS, teria cancelado o combinado por conta da realização do vestibular que ocorrerá nesse período.

Algumas fontes informam que são muitos os boatos sobre as reais razões que levaram a direção do campus I da UNEB voltar atrás deixando a coordenação do ENUDS em situação delicada. Um dos boatos é que teria sofrido muita pressão por parte da ala conservadora e porque não preconceituosa (se é que a informação procede) da universidade.

Faltando poucos dias para a realização do encontro, tornou-se impossível à Comissão Organizadora transferir o evento para outro local e a única saída foi o cancelamento acarretando prejuízos para a organização e também para aqueles que se dispuseram a preparar trabalhos para apresentação aos participantes. O tema deste ano era “Raça e Religiosidade abrangendo as fronteiras da Diversidade Sexual”.

A Comissão Organizadora Local garante que o ENUDS será realizado no início de 2012, na Bahia, mas todo o trabalho para 2011 já está comprometido, por isso, grupos envolvidos na organização já procuram outras cidades, outros estados.

Iniciado em 2003, essa é a primeira vez que o ENUDS deixa de acontecer. As edições anteriores: 2003 - Belo Horizonte (MG), 2004 - Recife (PB); 2005 - Niterói (RJ), 2006 - Vitória (ES), 2007 - Goiânia (GO), 2008 - Belém (PA), 2009 – Belo Horizonte (MG) e 2010 - Campinas (SP).

Independente das razões que originaram o cancelamento dessa edição do ENUDS, todos interessados na discussão sobre gênero e sexualidade e que acompanha os movimentos contra homofobia e que pressiona as autoridades ditas competentes para que a lei em defesa dos direitos dos cidadãos, independente do gênero se faça cumprir, aguardam uma explicação da Comissão Organizadora. Essa explicação se faz necessária para que a importância desse tipo de evento não sofra arranhões e para evitar desmobilização.

(Noemi Francesca de Macedo)