Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » De Olho na Política

Novas obras favorecem a cultura

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 26/01/2012 Colunista: Carlos Pinto

Possivelmente no final de fevereiro, o Prefeito João Paulo Papa entregará as obras da segunda etapa do CAIS – Centro de Atividades Integradas de Santos, ali na Vila Mathias. A primeira etapa foi a construção da Arena Santos, e esta segunda etapa envolve instalações a serem utilizadas pelas Secretarias de Cultura e de Educação.

Na área de educação, 800 alunos da rede municipal vão poder usufruir de uma série de cursos, entre eles, os formatados pela Cultura e pelo Esporte. Na área de Cultura os espaços vão abrigar um novo projeto de formação que é a Fábrica Cultural. Novos cursos na área de música ali serão ministrados, e um dos espaços vai abrigar a Escola Livre de Dança, que hoje funciona em imóvel alugado.

É intenção da Secretaria de Cultura ocupar os espaços com uma galeria de arte e local de ensaio para a Orquestra Sinfônica, possibilitando a volta de um programa que deu bons resultados, o de aula aberta com nossas crianças durante o ensaio da Sinfônica com o maestro Guga Petri ensinando a função de cada instrumento do conjunto, e sobre as musicas que estão sendo ensaiadas.

Está sendo estudada uma ideia do Prefeito Papa: a Prefeitura vai adquirir um circo para ser instalado no local. Em se concretizando esta ideia, passaremos a proporcionar aos alunos da rede municipal, aulas sobre os vários itens da arte circense.

Na área esportiva serão implementados os cursos que estão sendo elaborados pela Secretaria de Esportes, com a finalidade de despertar o interesse desses alunos por algum esporte de quadra. A concretização desta obra do CAIS, por certo produzirá no futuro bons cidadãos.

Por outro lado está sendo realizada a recuperação da fachada do Teatro Coliseu, que está recebendo reparos e nova pintura, bem como, toda uma revisão e recuperação do telhado e sistema de coleta de chuvas, que já foi executada. Uma casa na Praça dos Andradas, que no passado já abrigou até o canil da Prefeitura, está sendo recuperada e tão logo esteja concluída, será utilizada como novo ponto cultural da cidade. Temos conhecimento que o imóvel da antiga Casa de Câmara e Cadeia também vai passar por uma completa restauração, para que possa abrigar com mais segurança e qualidade a Oficina Cultural Pagú.

Por outro lado, continuam as obras de reconstrução do imóvel que vai abrigar o Museu Pelé, na área do Valongo, museu esse que vai se transformar em um dos principais pontos de visitação turístico-cultural da cidade. O Centro de Cultura Patrícia Galvão também receberá novas obras, que beneficiarão a Hemeroteca Roldão Mendes Rosa, o Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo e a área de cursos da SECULT.