Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » Desabafo do Samba

Quem não sabe perder, perde a cabeça!

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 24/02/2012 Colunista: Toninho Madrugada

Ao término da apuração do grupo principal das escolas de samba de Santos, começaram os atos absurdos de quem não se conforma em perder novamente, e, o pior, da mesma forma que perdeu no carnaval de 2011, pela diferença de 0,25 décimos.

A Unidos dos Morros fez uma denúncia que poderá prejudicá-la juridicamente por infâmia, difamação, calúnia e perdas e danos morais, ao afirmar que a Pioneira X9 desfilou com um carro alegórico de uma escola de São Paulo. Até o presente momento, como o ônus da prova cabe à quem acusa, não foi apresentada nenhuma prova que possa denegrir o título conquistado, com muito sacrifício e garra, pela Pioneira.

A Comissão de Carnaval da Secult, sabiamente capitaneada pelo experiente jornalista e um dos expoentes do teatro santista, Secretário de Cultura, Carlos Pinto, oficialmente, consagrou a X9 como a Bicampeã do Carnaval 2012. Este tipo de atitude só vem manchar  a posição adotada por nós, defensores do tema “desfile de escolas de samba – a maior expressão da cultura popular brasileira”.

Nossos alunos e aprendizes paulistanos, também pisotearam nossa teimosia em defender o tema acima, com atitudes animalescas e agressividade desvairada, ou melhor, alucinada como as vistas no término da apuração do desfile da maior capital do Brasil, nossa querida e romântica “SAMPA” do poético e doce cruzamento da Avenida Ipiranga com a Avenida São João.

Os “nóias” despejaram seu estrume sobre o Anhembi e adjacências usando os uniformes de suas Escolas sem temer qualquer punição acreditando na impunidade, só que deram azar, pela filmagem, os dois mais afoitos dançaram quase que imediatamente, e agora Mané? Vamos limpar definitivamente os desmandos que fazem em nome do Samba; não merecemos isso, nem nós nem o Samba.  Agora só nos resta pedir a Oxalá que nos abençoe e nosso Pai Ogum nos dê Malême. AXÉ!