Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » De Olho na Política

Concerto da Geminação e o congresso de Cádiz

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 26/02/2012 Colunista: Carlos Pinto

 

“A arte da vida consiste

                                                                                                                                                              em fazer da vida

                                                                                                                                                          uma obra de arte.”

                                                                                                                                                                  (Indira Gandhi)

No próximo dia 13 de março no Teatro Coliseu, estará sendo realizado mais um concerto comemorativo ao aniversário da geminação entre Santos e Arouca. Das várias cidades irmãs com as quais Santos celebrou a referida geminação, Arouca, no norte de Portugal, é aquela com a qual todos os anos realizamos um concerto para comemorar mais um aniversário do referido irmanamento.

A cada ano esse concerto é realizado em uma das cidades. Em Santos, com a Orquestra Sinfônica Municipal sob a regência do mae4stro português Antonio Costa, é realizado um programa cujas composições são todas de autores lusitanos. Quando o concerto é realizado em Arouca, no majestoso Mosteiro da Rainha Mafalda, a regência fica por conta do maestro brasileiro Luis Gustavo Petri, sendo o programa composto por composições de autores brasileiros.

Pela terceira vez Antonio Costa vai reger a Sinfônica de Santos, e para tanto já está entre nós para iniciar os ensaios com a OSMS. Teremos oportunidade de ouvir autores portugueses pouco divulgados entre nós, da mesma forma que o maestro Petri quando rege em Arouca, divulga autores brasileiros contemporâneos pouco conhecidos por lá. Petri já esteve duas vezes em Arouca regendo orquestras de Coimbra e de Aveiro. No próximo ano por certo voltará a Portugal, pois, em 2013, as comemorações do aniversário de geminação serão realizadas em Arouca.

Com isto estabelecemos uma troca cultural através da música clássica e contemporânea, alem do que, reforçamos os laços de amizade que unem os povos do Brasil e de Portugal. Uma grande parte da colônia portuguesa que reside em Santos é originária de Arouca, cidade que também abriga uma serie de santistas que por lá residem e trabalham. O ideal seria que nossa cidade pudesse realizar essa troca cultural com todas as suas cidades irmãs. Recentemente foi concluída a geminação com Cádiz, na Espanha, que já nos possibilitou uma troca cultural da área das artes cênicas, com a realização do I MIRADA – Festival Ibero Americano de Teatro, com a participação de doze países. Esse festival, que tradicionalmente se realiza em Cádiz há vinte e cinco anos, será realizado em Santos bienalmente. Este ano teremos sua segunda edição, em um trabalho conjunto entre a Prefeitura e o SESC.

Este ano comemora-se em Cádiz o bi-centenário da sua Constituição, e várias atividades culturais serão realizadas ao longo do ano. Entre elas haverá um Congresso de Estudantes dos países ibero americanos, onde Santos estará representada por dois alunos e uma professora da rede estadual. Esse Congresso será iniciado no próximo dia seis de março e se estenderá até o dia dez, consolidando-se assim, essa cooperação entre Santos e Cádiz. Esses alunos na verdade, serão também os representantes do Brasil no referido congresso.

E enquanto a cidade realiza um carnaval bem organizado, com as escolas de samba apresentando espetáculos de qualidade, e vai se inserindo no contexto cultural internacional, tem gente procurando pelo em ovo. Mas como dizia o velho Zagaia, “a fila anda”.