Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » Desabafo do Samba

Cresce o carnaval na Baixada Santista

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 03/04/2012 Colunista: Toninho Madrugada


O Desfile das Escolas de Samba está melhorando muito em relação aos desfiles anteriores, ou seja, desde a volta dos desfiles das Escolas de Samba de Santos, 2006.

Foi difícil partir do zero e conseguir crescer gradativamente até hoje, sendo que, em 2007, as Escolas de Santos já suplantavam, em muito, as dos municípios da Região Metropolitana, que não sofreram o assassinato sofrido por nós sambistas, cometido pelo inimigo do samba Beto Mansur. Ele que em campanha para a sua primeira eleição, disse dentro da Quadra da Pioneira X9, “ vou continuar com o mesmo padrão do prefeito Osvaldo Justo”, quando fomos considerados o segundo melhor desfile de Escolas de Samba do Brasil.

Sofremos com a Telma, que chegou levando o nosso desfile para as odiadas “cordinhas”; com o saudoso amigo Davi Capistrano fomos parar na divisa com São Vicente, depois, fomos apunhalados por Mansur, e fomos parar no meio do adubo na Portuária. A partir daí foram cinco anos sem desfile. Enfim chegou João Paulo Papa e nos deu a melhor Passarela de Samba que tivemos, e ainda temos, espero que assim continue.

São Vicente realizou seu desfile, como sempre, não vou comentar, Cubatão fez um belo desfile e para a alegria do meu amigo Donaldson, a Independência foi a campeã, mas, Guarujá, que realizou seu desfile uma semana antes do carnaval, foi a minha surpresa. Fui convidado pelo Serginho Santa Cruz para colaborar com a escola, humilde, simples, lá na Pouca Farinha, ou melhor, na Santa Cruz dos Navegantes. Estou falando da “Escola Renascer da Santa Cruz” (Borel), enfrentando as agremiações consideradas feras, São Miguel, Imperador, Guarujá etc... sem deixar margem a qualquer dúvida.

Não adianta chorar o leite derramado, a Renascer da Santa Cruz, foi a Grande Campeã do Carnaval da Perola do Atlântico. O mérito foi dessa rapaziada simples e humilde que realizou um desfile perfeito. Deixo aqui meu abraço a toda Diretoria, com muito prazer, já pensando em 2013. Até lá que Oxalá nos abençoe e que meu Pai Ogum nos dê Malême. Axé!