Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » Desabafo do Samba

Mundo do Samba escolhe Rainha e Princesa do Carnaval Santista

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 11/01/2013 Colunista: Toninho Madrugada

A partir das 21h deste sábado (12), a quadra da Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20/26, Marapé) vai ferver com a escolha da rainha e da Princesa do Carnaval Santista 2013.

Na ocasião, acontece a aclamação oficial de toda a Corte Carnavalesca, com a coroação do Rei Momo João Paulo Rivera, o mesmo de 2012, e a entrega dos títulos de cidadão e cidadã-samba, respectivamente, Manoel Aparecido Ferreira, 55 anos, da Escola de Samba Real Mocidade Santista, e Edna Cristina da Cruz, 51 anos, da Dragões do Castelo, eleitos na última quarta-feira (9), no Teatro Municipal Braz Cubas, que ficou lotado com as torcidas das escolas.

A Rainha de 2012, Claudinéia Aparecida da Silva Ribeiro (Néia), tem algumas dicas para as nove candidatas deste ano. Segundo ela, além do corpo em forma e do samba no pé, “é fundamental a simpatia, segurança e a confiança no trabalho”. Dedicação também é essencial.

O Rei Momo João Paulo Rivera considera  disciplina, generosidade e humildade, itens fundamentais para a conquista do título de Rainha  e ressalta que “O diferencial vem sempre da questão espiritual, de transmitir para o público o amor pelo samba, pela Cidade”.

O concurso é dividido em três etapas. Na primeira, as concorrentes se apresentam em traje de gala. Em seguida, moda praia e ao final, o luxo e a beleza das fantasias dão o tom na passarela. Encerradas as exibições, o júri composto por 12 membros - indicados pela Secult (Secretaria de Cultura) - soma todas as notas. A candidata que garantir o primeiro lugar é coroada Rainha. A segunda colocada fica com o título de Princesa do Carnaval.

As candidatas inscritas para as disputas deste sábado representam, obrigatoriamente, escolas de samba ou bandas carnavalescas que participam dos desfiles oficiais promovidos pela Prefeitura.

Os convites para o evento foram distribuídos entre as concorrentes e também para as agremiações da Cidade.

Sambas de Enredo - Durante o concurso para escolha da Rainha e da Princesa acontece o lançamento do CD de Sambas de Enredos do Carnaval 2013.

Produzido pela Prefeitura e pela Licess (Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba de Santos), com direção artística de Toninho Lapetina e Rubens Gordinho, arranjos de Jota R, o disco contém composições das 15 agremiações santistas. 

Participaram da gravação os músicos João Carlos (violão 7 cordas) e Jota R (cavaquinhos, violão e solos). No ritmo: Paulinho da Brasil, Binho, Bruninho, Nego Dô, Wallace, Rubens Gordinho, Júnior Bicalho e Betinho.

O CD estará disponível a partir de terça-feira (15), nas quadras das agremiações. Cada escola receberá da Prefeitura 150 cópias contendo encarte com as letras e a ficha técnica das gravações.

Até lá, que Oxalá nos abençoe e meu Pai Ogum nos dê Maleme