Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » Desabafo do Samba

QUE SUFOCO!

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 09/02/2011 Colunista: Toninho Madrugada

Estava eu, divagando em meus pensamentos, lamentando a situação crítica em que se encontra minha querida X9, A Pioneira, fundada em 1º de maio de 1944, quando o “Arquivo de Minha Memória” despertou para um ocorrido na década de 60, quando nosso Patrono Eugenio Pedro Ramos, o Cabo Roque, e nossa adorada Madrinha Tia Inês num ato de amor a sua Escola de Samba, venderam  sua casa, um chalé de madeira, onde moravam, para poder colocar nossa Pioneira na avenida. 
 

 Não se faz mais Sambistas como eles.

Nós, veteranos Xisnoveanos, que fizemos parte de varias Diretorias e que sempre lutamos para não manchar o glorioso nome de nossa agremiação, estamos nos sentindo impotentes para poder virar essa página. 

A grande maioria dos ex Presidentes, já não está mais conosco. Já “cantaram para subir” e dos quatro ou cinco, ainda vivos, só dois continuam com a Escola. Não vou citar nomes, mas, quando abrimos espaço para a  ala da juventude assumir o comando da Pioneira, começou a derrocada.
Talvez tenha sido o nosso erro, pois a partir daí, a inexperiência ou a vaidade excessiva dos rapazes em ser Presidente da X9, função que queiram ou não os adversários, é um tremendo item no curriculum de qualquer sambista.

É gostoso dar entrevistas para TV, Rádios e Jornais. É bom ter relacionamento com os políticos da Cidade e, o cidadão Presidente, vai ficando famoso, mas, só dois ganharam Carnavais a partir de 2000, quando, também, tivemos o desrespeito de um Prefeito que nos deixou 5 anos sem desfiles, não vou citar o nome do dito cujo pois todos o conhecem, o popular inimigo do samba. E ainda tem sambista “mané” que vota nele, 

Ai que saudade me dá, das nossas Diretórias dos”velhinhos ultrapassados”. Só que, quando entregamos a direção da Pioneira à juventude tínhamos uma quadra com três lotes, do número 97 ao 101 da Avenida Siqueira Campos, no Canal 4, com toda a infraestrutura e patrimônio, em condições da  grandeza da agremiação. 

E tem mais um detalhe, as contas de luz e água, todas pagas e com dinheiro em caixa para pagar quatro alugueis adiantados. Tenho orgulho de ter pertencido à essa Diretoria, com Joaquim da Pérola, João Amaral o Bizoca, administrando com mão de ferro as finanças da nossa Escola. Essa Diretória tinha a Pioneira na alma. 

Hoje a casa caiu. 

Só nos resta esperar, seja qual for a colocação alcançada no carnaval 2011, tentar renascer das cinzas, com responsabilidade, sem conversa fiada, sem leiloar cargos como fizeram este ano.

Contando com a divina proteção de Ogum e que Oxalá nos dê Malême. Axé!