Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Online » Desatando Nós

Lésbicas e bissexuais marcham contra o preconceito

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 01/06/2013 Colunista: Alexandre Martins Joca

Lésbicas e bissexuais marcham contra o preconceito

Na tarde deste sábado (01/06), aconteceu na mais movimentada avenida de São Paulo, a Paulista, a  11ª Caminhada das Lésbicas e Bissexuais.

Centenas de mulheres e uma quantidade menor de homens carregaram cartazes protestando contra o machismo, racismo, violência, e contra a lesbofobia. Uma enorme bandeira do arco-íris podia ser vista à distância por toda a caminhada em direção ao centro. 

Durante toda a caminhada a frase mais ouvida foi “O corpo é meu e dou para quem quiser, incluindo outra mulher” e vários gritos de protestos e

Entre os muitos discursos, um destaque para a transexual Maite Schneider que falou da violência constante contra aqueles e aquelas que confessam e vivem sua opção sexual  fora da heterosexualidade e sobre aqueles que usam o nome de Jesus para professar e justificar o preconceito. Todo o discurso da militante foi baseado no tema da caminhada deste ano: “O Estado é Laico - Construindo Direitos, Desconstruindo Preconceitos: Basta de Lesbofobia”. 

A caminha organizada pela Associação Brasileira de Lésbicas, recebeu pela primeira vez, o apoio da Prefeitura. Amanhã, domingo (02/06), a Avenida Paulista volta a ser palco de passeata contra o preconceito, contra a violência e pelo direito de vivermos  nossas opções, de vivermos a nossa vida. Amanhã é dia da 17ª Parada do Orgulho Gay. (Colaboração: Susie Q. Fotos: Divulgação) -