Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » De Olho na Política

Uma justa homenagem

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 26/09/2013 Colunista: Carlos Pinto

“A grandeza não consiste

em receber honras,

mas em merecê-las.”

(Aristóteles)

 

Nesta quinta-feira (26), a Câmara Municipal de São Carlos presta justa homenagem ao companheiro Ângelo Bonicelli, fazendo  entrega a ele, do título de Cidadão Emérito de São Carlos. Esta homenagem se processa na oportunidade em que Ângelo está completando 60 anos de atividades nas artes cênicas. Iniciando essas atividades no Circo Teatro Irmãos Salles, participou de todas as atividades teatrais de São Carlos, como integrante do Grupo Porão 7, entre outros, e como funcionário da Prefeitura Municipal foi diretor do Teatro Municipal Alberico Perdigão, obra pela qual lutou durante vários anos.

Foi um dos fundadores e dirigente da FETAC – Federação de Teatro Amador do Centro do Estado, através da qual, com outros companheiros, participou de memoráveis festivais de teatro amador, inclusive do Festival Nacional de Teatro de São Carlos, do qual foi um dos incentivadores e realizador. Foi figura proeminente na realização dos Festivais Nacionais de Cinema realizados na cidade, bem como, participou ativamente na fundação da COTAESP – Confederação de Teatro Amador do Estado de São Paulo, cuja sede era em São Carlos, e da qual também foi diretor.

Ainda em atividade, está em cartaz com dois espetáculos de Machado de Assis, “A filosofia de um par de botas” e “Sereníssima República”, com direção do companheiro Getúlio Alho. É ainda um dos fundadores e presidente do Conselho Deliberativo do ICACESP – Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo, cuja sede administrativa é também em São Carlos.

Aos oitenta anos de idade, Bonicelli enfrenta atividades diárias na labuta em prol da cultura sancarlense, bem como, da cultura paulista. Foi sempre um emérito lutador pela produção cultural do interior paulista, razão pela qual, esta homenagem que a Câmara Municipal lhe presta em nome do povo de São Carlos, se reveste de uma grandeza maior, da qual se faz lídimo merecedor. Aproveito a oportunidade para, em nome dos companheiros do Ângelo, parabenizar o Presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Vereador Marquinho Amaral, bem como, o autor do projeto de concessão do título de Cidadão Emérito, Vereador Donizetti Penha, em nome dos quais cumprimento todos os dignos membros dessa edilidade.

Ao companheiro Ângelo Bonicelli os cumprimentos dos seus amigos de luta. Todos nós sabemos como é árdua e difícil a luta por melhores condições para a produção cultural neste país. Porém, a persistência de todos tendo o belo exemplo que você sempre nos deu, por certo nos conduzirá a conquistar um lugar ao sol para a cultura do nosso país. Parabéns Ângelo. Parabéns à Câmara Municipal de São Carlos, que ao prestar esta homenagem ao Bonicelli, homenageia também o teatro amador de São Carlos, que este ano completa 150 anos de atividades.