Imagine milhares de pessoas dançando zumba, em pleno Carnaval. Essa foi a proposta do Bloco Carnavalesco O Bicho Pegô, que neste sábado (1º) desfilou em São Vicente, s milhares de pessoas. A concentração começou às 16h, na Praça Tom Jobim, seguindo depois pela orla da Praia do Gonzaguinha, até a Praça do Maçom.. O Bloco O Bicho Pegô teve sua origem em 1997, com um grupo de lambaeróbica; daí, partirem para o Carnaval foi questão de tempo.
Nos bairros - Neste sábado, a animação tomou conta também de vários bairros. Na Vila Margarida, a Banda Carnavalesca do México 70 teve concentração a partir das 17h, na Rua Cidade de Santos; no Humaitá, às 19h, a concentração do Bloco da Unção, na Rua Antônio Pacífico; no Parque Bitaru, a Banda União da Ilha de São Vicente reuniu os foliões a partir das 20h, na Rua João Serrano, 501; e no Catiapoã, a Banda Gari Gandaia prometeu desfilar a partir das 20h, na Rua Piquerubi (ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima).
Neste domingo (2) tem mais desfiles de blocos, entre eles o tradicionalíssimo ba Bahianas sem Tabuleiro. Os desfiles começam cedo:
9h - Carnaval da Marquês - Concentração: Rua Marquês de São Vicente, em frente o nº 1.039
10h30 - Bloco Ba Bahianas Sem Tabuleiro - Concentração: Praça Tom Jobim
16h- Boneca Guarani - Concentração: Rua Guarani, entre as ruas Cel. Silva Teles e Cap. Gregório de Freitas.
15h - Banda Vermelho e Branco - Concentração: Rua Alexandria
17h - Banda Cruz de Malta - Concentração: Rua Graciliano Ramos
17h - Associação Cultural Amigos do Catiapoã - Concentração: Rua Guilherme Guinlle,
321
Segunda-feira (3)
18h- Nova Catarina - Concentração: Rua Vereador Moreira do Amaral
18h- Banda The Best – Concentração: Rua Rio Panaro esquina com a Rua Ver. José Vicente de Barros
Terça-feira (4)
15h- Bloco do Sapo -Concentração: Saída do Parque Continental - Avenida C
15h - Banda Dona Libânia - Concentração: Rua Caimoré
15h - Movimento Siga o Trio - Concentração: Praça Tom Jobim
18h30 - 100% Pompeba -Concentração: Rua Franklin Classe de Moura, 78
18h - Banda do Frei -Concentração: Rua Américo Braziliense, entre as ruas Frei Gaspar e João Ramalho
Motoristas - A Secretaria de Cultura orienta os motoristas para que observem os horários das apresentações, planejando com antecedência rotas alternativas, evitando contratempos típicos nas grandes aglomerações populares. Em particular na orla do Gonzaguinha e arredores, a Secult protocolou correspondências endereçadas aos síndicos de condomínios, com orientações gerais sobre as interdições no trânsito. Torres de monitoramento são utilizadas pelo policiamento e filmagem dos desfiles, que acontecem na Av. Embaixador Pedro de Toledo, no sentido Itararé. (Divulgação/PMSV)