Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Online » A Toca

Lula de “a” a “z”

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 05/05/2014 Colunista: Erre

(Uma desomenagem modesta, porém sincera!)

 AMBICIOSO sem medida, quanto mais consegue prá ele, mais quer, passando por cima de quem quer que seja, amigo, inimigo, correligionário, adversário, vizinho, cumpanhêro.

BAJULADOR sem nenhum escrúpulo e autocrítica, adulador de qualquer um que lhe seja conveniente, desde ditadores tiranossáuricos, como os irmãos cubanos e outros, a inimigos odiados na véspera e no dia seguinte ‘amigos do peito desde criancinhas’ como os Sarney e – top da hipocrisia -- Maluf!

CALCULISTA frio e astucioso, aparece na hora H para tirar proveito de qualquer situação que lhe seja favorável, mesmo que em nada tenha contribuído para isso (frutos do Plano Real) e com a mesma facilidade e rapidez desaparece do mundo quando é flagrado nas ‘frias’ em que se mete.

DISSIMULADO de carteirinha: se diz que não quer, azar de quem acreditar: é o que quer – e, quando quer, quer mesmo a qualquer custo.  E por isso, logicamente, nunca diz que quer.

EGOÍSTA acima da ambição, que é prá ele. O egoísmo é para os filhos, desde passaportes especiais a sociedades milionárias.

FALSO em público, em ambiente fechado, provavelmente até em família. Promete qualquer coisa para qualquer um ou para qualquer plateia – aposentados, pensionistas, viúvas, trabalhadores, funcionários, professorado – sem ficar nem um pouco preocupado porque não vai poder cumprir, ou porque não tem mesmo nenhuma intenção disso.

GANANCIOSO não deixa por menos, se puder ‘legisla’ em causa própria, decreta até  gordas mordomias pós mandato.

HUMILDADE de fachada, fingindo-se pobre diante dos pobres, sofredor diante dos sofredores, perseguido (mas amigão do delegado!) diante dos perseguidos.

IGNORANTE profissional, orgulhoso disso e assumido, não aprende o mínimo da própria língua mãe, que qualquer criança aprende nos primeiros anos de escola, por preguiça e por falsa demonstração de que continua pobre, sem acesso a um mínimo de escolaridade, para assim cativar e enganar as camadas da população realmente desprovidas de ensino – que ele, como presidente por 8 anos, não se preocupou em oferecer.

JUSTO é sempre ele, pecadores são sempre os outros, que pagam pelos pecados, né Dirceu? Né Palocci? Né Celso Daniel?

K-9 terceirizado: “Isca”, Dilma, “isca”, vai prá cima deles!  Os outros que rosnem e mordam, porque quando sobrou prá ele, tirou o time de campo na mais solene covardia, digo, na mais solene desculpa esfarrapada: o Evo Imorales tem direito a tomar “na marra” a refinaria da Petrobras... E não se fala mais nisso.

LADRÃO ele não é. Todo ladrão é desonesto, mas nem todo desonesto é ladrão. Ele não rouba. Ele aceita favores. Amealha. E ainda faz todos os brasileiros “pagarem o sapo” de que aqueles apregoados 100, 200 mil (dólares ou reais?) por “palestra” (provavelmente isentos até de imposto de renda porque – não esqueçam – ele é aposentado por “invalidez”) são ganhos pela prestação de serviços!...

MENTIROSO até por esporte. Está tão acostumado a isso que às vezes nem precisa, mas o costume é tanto – afinal, quem implantou um sistema de saúde pública de primeiro mundo (!) e acabou com a miséria no Brasil (!!) tem que praticar, mesmo que seja com milagres menores.

NECROPROFETA, a bem da verdade, nisso ele falhou – ou, surpreendente!, foi enganado...  Depois que o mensalão (que prá ele nunca existiu) destruiu a sonhada instituição da democracia chavista da reeleição sem limites, tinha que escolher alguém para a sucessão. E ele deu uma de profeta (sempre no próprio interesse e de olho no futuro próximo) e escolheu.  

OPORTUNISTA sempre de plantão. Se dá para tirar vantagem, seja lá do que for, é com ele mesmo!

PILANTRAGISTA(¹) indisfarçado, diretamente de Paris aceita e justifica  passivamente o caixa 2 como prática normal (e depois diz que o mensalão não existiu!), elogia o sucesso do empreendedorismo do filho do Presidente da República que vende um fusca por preço de algumas ferraris, abençoa alguns pobres “aloprados” que fizeram alguma infantilidade sem maiores consequências, mas é caridoso: dá caronas clandestinas a uma pobre e dedicada moça trabalhadora.  (¹) o mesmo que PICARETISTA.

QUEM? Eu? Não sei de nada! Nunca soube! Nunca ouvi falar! Não é comigo!

RANCOROSO que não esquece: quando ele diz que não quer e alguém cai na asneira de acreditar e por a cabeça de fora para dizer que gostaria de... Danou-se!  Desde os tempos de sindicalismo seus pretensos concorrentes foram sendo repelidos metodicamente. Desde que cometeu a imprudência de pleitear uma prévia no partido, para concorrer a um cargo que ele disse que não queria, Suplicy (tinha que ser ele) nunca mais teve qualquer chance de assumir qualquer posto. Nem de síndico.

SONSO por conveniência, finge que não tá nem aí, que não percebe as coisas, que não está nem ligando. Mas ai, atiçando o “volta Lula” – que ele, evidentemente, não quer, não autoriza, nunca pensou nisso! – no fogo cruzado de Pasadena entra o anjo Gabriel(li) e bota prá quebrar, “Dilma tem que se explicar... Dilma tem que assumir a responsabilidade!”... Não é mesmo uma incrível coincidência que justamente o amigaço Gabriel, que ele pôs lá e que plantou todas as cascas de banana no caminho da Dilma (aí o time jogava junto), venha se defender, acusando...  (E esse escândalo, que não é novo: quem tirou da prateleira, logo agora ?... “Logo agora” oportunamente para o volta-Lula).

TRAÍRA ele também não é. Nunca deixa os companheiros desamparados pelo caminho, né?...

UMBIGUDO nacional, ‘nunca antes na História deste País’ alguém fez tanto quanto ele! É o maior umbigo do País: tudo gira em torno dele!

VAIDOSO sem limites, acreditou quando Obama disse que ele era “o cara”, e aí resolveu que com sua sapiência política e diplomacia invencível iria resolver o conflito entre árabes, Irã e americanos...  Sozinho iria resolver uma questão que a ONU há décadas mal consegue aliviar...  Alguns governos africanos aproveitaram para elogiar o umbigão e foram recompensados com perdão de dívidas milionárias.

WC transbordando de dinheiro público em obras malucas e jamais acabadas.

XAXADEIRO e xavequeiro manipulador: a perna direita dele aproveita a música para dançar xaxado pisando na frente e levando as esquerdas atrás, de arrasto, puxando carroça...

YIN-YANG convertido à moda dele, todas as forças, sem os princípios, voltadas só para o umbigão.

ZICÃO de assustar, “mão-de-pântano”, pé-frio congelante, arrasta prá desgraceira quem chega perto dele, trabalha pra ele, amigão dele, carrega o ogro nas costas – é uma lista de processados, condenados, excluídos, foragidos etc. Só falta arrumar algum excomungado. Mortos já tem o Toninho de Campinas, o Celso Daniel, o amigão Chaves – com o Fidel na fila.

 

A Toca (Ano I DCDirceu na Cadeia)

(*) Erre & Alzha, comprimido e copo d’água, sem babador.

 ** Erre(*) é jornalista, papo cabeça descoroada, sócio atleta dos Jovens Anciões Embalsamados, auto-moto-bikesuficiente em petróleo e feijão com arroz, imitador de Vicente de Carvalho o Poeta do Mar de costas para o próprio, mas de frente para o mal -- olhando uma foto do Lula.