Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » De Olho na Política

Está bonita a festa

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 02/07/2014 Colunista: Carlos Pinto

 

“Deves ter a cabeça sempre fria,

o coração sempre quente, e a

mão sempre larga.”

(DA)

A Copa do Mundo no Brasil é uma grande festa de congraçamento entre os povos. Deixando de lado as pendências sobre o custo das obras necessárias à sua realização, é bonito ver o clima de alegria que reina nos estádios. Milhares de turistas que vieram ao país torcer por seus países, e desfrutar das belezas e da hospitalidade sempre oferecida pelos brasileiros.

Por outro lado, dá para se perceber que ninguém mais é tonto em matéria de futebol. A globalização proporcionada por clubes europeus, que importam os melhores jogadores que surgem nas Américas e em outras partes do mundo, acaba por nivelar a questão técnica e de preparação das equipes que ora nos visitam.

A grande surpresa está sendo proporcionada pela equipe da Costa Rica, que embalada por um trabalho de conjunto quase perfeito, já derrotou duas equipes campeãs mundiais: Uruguai e Itália. Por outro lado, a grande decepção é a seleção espanhola, já eliminada do restante do torneio, e que teve um comportamento nada exemplar por parte de seus jogadores. Além de perder seus compromissos diante da Holanda e do Chile, usaram as redes sociais para falar mal do Brasil e do povo brasileiro.

Que culpa temos nós se a Espanha veio com um time velho, sem criatividade, que depois do chocolate que tomou da Holanda no primeiro jogo, se perdeu totalmente. Daí a despejar sua ira contra o Brasil e os brasileiros, vai uma distância muito grande, que raia a falta de educação e de civilidade. Já na Copa das Confederações essa mesma equipe tomou um passeio da seleção brasileira.

Por outro lado a nossa seleção ainda não disse ao que veio. Vários jogadores estão totalmente desentrosados, e algumas coisas que estão ocorrendo na concentração da Granja Comari, nos alertam que está faltando pulso na direção da equipe. De acordo com alguns órgãos de imprensa, tem jogador recebendo namorada na madrugada, além de mandar buscar cabelereiro em Santos, para pintar cabelo de jogadores antes da partida contra o México

Por outro lado, a Globo transformou a concentração do Brasil em palco de produção de alguns programas, o que entendo não estar correto. Está na hora da  TV Globo se mancar e o Felipão colocar ordem no poleiro. Copa do Mundo de Futebol não é concurso de beleza, e vaidades devem ser deixadas de lado. Afinal de contas eles representam o país, e devem ostentar sim, a responsabilidade em bem nos representar.

De resto, a realização dessa Copa do Mundo no Brasil tem sido um acontecimento que dá ao país, uma visibilidade mundial. Se não temos hospitais de qualidade, uma educação de primeira linha e uma segurança que deixa a desejar, o problema é nosso.

Temos que deixar de ser compassivos com os desmandos dos governantes, e mudá-los sempre que for preciso. Afinal de contas, nenhum desses políticos tomou de assalto as cadeiras onde estão sentados, Foram eleitos pelo povo. Este sim, precisa aprender a escolher melhor seus representantes, e deixar de votar em promessas vãs de guloseimas.