Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Online » Fórum

Não tivemos Copa

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 09/07/2014 Colunista: Eraldo José dos Santos

Não tivemos Copa

Era pra ser um dia de festa em todo o País.

Mas logo se transformou em tragédia.

Em um período inferior a 10 minutos uma verdadeira Blitzkrieg varreu o sonho do Brasil Menino de ser novamente campeão do mundo.

O Brasil sucumbiu à guerra-relâmpago empreendida pela Alemanha que se utilizou da tática-militar do general Erich Von Manstein, consistente na utilização de ataques rápidos e de surpresa, evitando qualquer tentativa defensiva do adversário.

Ou não foi assim?

Presentes o efeito surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque. Com isso, desmoralizaram o inimigo, inviabilizando qualquer reação, impondo uma derrota humilhante.

E novamente a maldição se fez presente encobrindo os campos de terra e grama, alagando de lágrimas o que deveria ser um estufar de peito, abrindo espaço para um dor lancinante, cuja cura vai demandar longo tratamento. Pelo menos quatro anos.  

Essa dor, difícil de diagnosticar, tem origens diversas, soberba, luxúria, vaidade, teimosia, arrogância.

Exemplos infames, principalmente para os mais novos que, através do esporte, começam a exercitar o sentimento de patriotismo, de civismo.

Mas, infelizmente, estes valores foram suplantados pela mesquinhez de atitudes, pelo comando frouxo, por uma mídia subserviente e ufanista, que conspiraram contra o Brasil.

O slogan que nos resta é o mais sombrio: Não tivemos Copa. 

 

(Foto: Reprodução/Agência O Globo)