Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » Horóscopo

Signo do mês - Escorpião

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 23/10/2014 Colunista: Silvia Helena Francisco

 

Elemento: Água
Planeta regente: Marte (Plutão)
Palavra-chave: "Eu transformo-me".

 

Este signo representa uma fase de morte e transformação que deverá ser intensamente vivenciada, para dar lugar à última etapa do ciclo. O seu tema, muitas vezes mal entendido, é a mudança profunda e definitiva. Esta mudança é quase sempre temida e evitada a todo o custo: só acontece após uma luta demorada e por vezes dolorosa.

Nesse dia 23 de outubro  às 9h57, começamos com o sol transitando no signo de Escorpião, que representa o despojamento e por isso mesmo, aquele que nos revela toda a nossa riqueza, porque nosso tesouro não está nos bens materiais e sim no nosso interior. Neste segundo signo de Água, a vivência dos sentimentos é intensa, profunda e, muitas vezes, inconsciente e nesse momento  com o sol e a lua nesse signo, perdemos todas as referências externas, inclusive afetivas, sobre as quais nos apoiávamos e nas quais acreditávamos. Só nesse momento descobrimos quem somos de verdade.

A Água Fixa de Escorpião é a que mais se apega aos sentimentos, procurando segurança, mas é também a que tem maior capacidade de transformá-los. Vamos olhar dentro de nós e definir o que desejamos e o que realmente  necessitamos. Escorpião é o renascer das cinzas, e muitas vezes chegar ao fundo e ver que nesse fundo tem luz e que podemos renascer. Por isso o mito da fênix está tão próximo a Escorpião.

Quando o Escorpião compreende que não tem de estar sempre a defender-se, inicia a verdadeira descoberta de si mesmo: um ser em permanente mudança.  Compreender Escorpião é compreender o Mistério da evolução, da regeneração e da morte; é compreender a liberação das energias necessárias à transformação. E lembre-se: já que o Universo é dinâmico e eternamente em estado de metamorfose, a mudança invariavelmente acontece, quer você goste disso ou não. É melhor que as transformações aconteçam sob seu controle e sua opção. Não querer transformação significa estagnação e nos queremos mudança, transformação e às vezes para isso precisou praticar o desapego em todos os sentidos.

Aproveitem, portanto, a estada do Sol em Escorpião para detonar as mudanças de que necessitamos e que, às vezes, ficamos adiando, por acomodação ou mesmo por covardia. Vamos ao renascer a mudança o momento é dele escorpião, e não esqueça  “O essencial é invisível aos olhos!”