Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Online » Veterinaria

Diabetes Mellitus

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 15/12/2014 Colunista: Eduardo Filetti

A Diabetes Mellitus é uma doença endócrina que ocorre nos cães e gatos. É caracterizada pela alta taxa de açúcar no sangue, denominada de hiperglicemia deixando o  pâncreas com uma insuficiência na produção de insulina.

A insulina é um hormônio necessário para transportar a glicose ( açúcar do sangue ), os aminoácidos e minerais através do sangue, produzindo energia para as células. Quando a deficiência de insulina ocorre, a glicose não pode ser movida para dentro das células, causando a Diabetes Mellitus.

Os animais que exibem esta doença tem as seguintes características:

urinam com freqüência 
perdem peso rapidamente
ficam depressivos
tem dor abdominal
sentem muita sede.

As causas desta doença são: (as fêmeas são mais afetadas)

obesidade
predisposição genética
dieta pobre 
anormalidade hormonal
estresse  e drogas.

Através do conhecimento da história do animal associado a um bom exame clínico e exames complementares, o veterinário estará capacitado a descobrir a doença. Será necessário um exame de sangue, para verificar a taxa de açúcar e um exame de urina, pois freqüentemente o animal apresenta infecção urinária.

O tratamento requer tempo e paciência. Não existe cura para Diabetes Mellitus, mas como nos seres humanos, poderá ser controlada com injeções de insulina, dieta e exercícios. Com esta terapia seu animal poderá viver feliz e ter uma vida confortável.

Às vezes os animais portadores desta doença precisam ser hospitalizados por 2 a 4 dias, para o acompanhamento do Médico Veterinário, que realizará testes sanguíneos em intervalos regulares durante o dia, para prescrever a dose ideal de insulina a ser administrada.

Em seus lares, os animais terão os cuidados dos seus donos. Estes poderão aplicar as injeções de insulina para o resto da vida. A injeção é dada na pele e não é dolorosa. O Médico Veterinário mostrará ao dono do animal o método de aplicação.

Somente o Veterinário verificará a dose certa de insulina para cada tipo de animal. Em alguns casos, a injeção é aplicada somente uma vez ao dia e em outros até duas vezes ao dia. Alguns animais requerem um só tipo de insulina e outros, uma combinação de insulina.

Entretanto, a Diabetes Mellitus poderá ser controlada com insulina e dieta, portanto as orientações do Médico Veterinário serão de extrema importância, pois só ele conseguirá determinar o método específico para a cura de seu animal.