A leptospirose é uma doença infecciosa considerada grave, causada por uma bactéria denominada Leptospira sp, que está presente na urina do rato.
Esta doença acomete seres humanos e animais quando entram em contato com a lama ou água que contenha a Leptospira, que penetra no organismo através dos ferimentos da pele, ou mesmo na pele íntegra ou ainda pelas mucosas (nariz, anus ,olhos, interior da boca, etc..)
A bactéria Leptospira pode sobreviver muito tempo em local úmido e sombreado, portanto para prevenir este mal, deve-se evitar ao máximo o contato com esgotos e águas de enchentes. Na impossibilidade de evitar esse contato, deve-se usar luvas e botas de borracha ou ainda sacos plásticos nos pés e nas mãos.
Combater os ratos e camundongos e vacinar os cães são os meios de prevenção e combate desta doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, existem 10 roedores para cada ser humano, por isso é muito importante a recuperação do meio ambiente para evitar a multiplicação dos mesmos.
Abaixo, algumas medidas para eliminar fontes de abrigo e alimentos de roedores.
-Evitar acúmulo de objetos inúteis e entulho nos quintais;
-Manter o mato roçado;
-Conservar caixas d’água, ralos e vasos sanitários bem fechados;
-Acondicionar devidamente o lixo, armazenando-o longe do solo;
-Colocar o lixo para coleta pouco antes do caminhão (coleta de lixo) passar;
-Manter limpos e desmatados os terrenos baldios e córregos;
-Fechar buracos entre telhas, paredes e rodapés;
-Não deixar restos de comida dos animais nas vasilhas por muito tempo;
Colocar ‘sainhas’ de metal em volta das calhas. Se for necessário, usar veneno para combater os roedores. Nunca usar veneno líquido, pois a sua ação é instantânea e não possui antídoto, além de perigoso é ilegal.
O ideal é que os animais de estimação sejam vacinados anualmente contra todas as doenças, evitando assim o contágio de uma leptospirose, por exemplo.
Nos seres humanos, os sintomas iniciais da Leptospirose são como uma gripe. Nos animais, ocorre apatia, vômito, diarreia e icterícia (quando as mucosas e a pele ficam amareladas). Isto ocorrendo procure urgentemente um Médico Veterinário.