Ele ainda não deu sinal de vida, mas “Desabafo do Samba” não resiste ao chamado do tamborim, do pandeiro, ao choro da cuíca, especialmente ao samba no pé da passista, e enquanto o titular da coluna, lorde Toninho Madrugada continua, ainda, em seu retiro, participamos dos primeiros dias do Reinado de Momo, cuja programação em Santos, foi lançada com festa na quinta-feira (29) no Teatro Coliseu.
Comandou o evento, a Corte Carnavalesca 2015 formada pelo Rei Momo João Paulo Rivera, a Rainha Juliana Batista Pereira Santos, da Real Mocidade Santista, a princesa Danielle de Lima Santana, representante da Unidos dos Morros, e casal de Cidadão e Cidadã-Samba, Dukinha da Ladeira e Soraya Santos. Desfilando com a Corte Carnavalesca, os ‘Embaixadores do Samba’ Vado da Cuíca e Cida da Real, ao casal de Cidadão e Cidadã-Samba de 2014.
Entre os presentes à solenidade realizada no Coliseu, representantes das 17 Escolas de Samba que desfilarão nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro na Passarela do Samba Dráusio da Cruz e representantes das 62 bandas que já desfilam pelas ruas de Cidade, membros da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess) e do Conselho do Samba.
O carnaval de Santos em 2015 contará com a participação de 17 escolas de samba na passarela Dráusio da Cruz. "A ideia é colocar oito agremiações no grupo especial. cinco no acesso e duas pleiteantes. Iam descer três e subir uma. Houve um acordo e no próximo ano vâo cair duas e subir uma e, em 2017, duas e uma, e ficaria com oito agremiações no primeiro grupo, cinco no segundo e as duas últimas do grupo de acesso", expicou o Aldinho, presidente da Liga das Escolas de Samba de Santos.
Os representantes das agremiações se reuniram no Centro Cultural da Zona Noroeste, onde aconteceu a definição da ordem dos desfiles. Cada dirigente escolheu quando as suas escolas vão entrar na avenida. A Unidos dos Morros, atual campeã, foi a primeira a realizar a escolha.
A partir da quinta colocada, cada escola, obedecendo à ordem de classificação do último carnaval, escolheu o dia e o horário de sua apresentação, respeitando o limite de cinco agremiações por noite de desfile do grupo especial.
A Unidos da Baixada e Mãos Entrelaçadas vão desfilar pela primeira vez e concorrem a uma vaga entre as escolas oficiais. As escolas terão suas performances julgadas, mas sem direito de ascender ao grupo especial por dois anos e sem o auxílio de verba municipal.
O grupo de acesso já tinha sido definido. As escolas desfilam na avenida no sábado de carnaval na seguinte ordem: Camisa Alvinegra, Dragões do Castelo, Unidos da Zona Noroeste, Império da Vila e Mocidade Dependente do Samba.
Ordem dos desfiles das escolas de samba
Sábado (14)
- desfilam duas escolas pleiteantes e cinco agremiações do Grupo de Acesso -
Camisa Alvinegra
Dragões do Castelo
Zona Noroeste
Império da Vila
Dependente do Samba
Domingo (15)
- primeiro dia das escolas do Grupo Especial -
Bandeirantes do Saboó (campeã do Grupo de Acesso em 2014),
Real Mocidade
Amazonense
União Imperial
Padre Paulo
Segunda-feira (16)
- também do Grupo Especial -
Vila Mathias
Sangue Jovem
Unidos dos Morros
Brasil
X-9
(Foto: Raimundo Rosa/PMS)