Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » Desabafo do Samba

Carnabonde, uma festa para todos

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 09/02/2015 Colunista: Toninho Madrugada

Carnabonde,  uma festa para todos

O carro chefe do carnaval santista estava nos trilhos antes mesmo que os primeiros foliões tomassem conta da praça, logo no início da tarde de domingo (8). De repente, os primeiros acordes e a alegria que já tomava conta do povo explodiu ao som de marchinhas interpretadas pelo Zago Art Show e Banda Carnavalesca, abrindo alas para a Corte Carnavalesca acompanhada do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Era a abertura  de uma das principais festas populares de Santos, o Carnabonde 2015 que atraiu, segundo a Prefeitura, mais de 15 mil pessoas à Praça Mauá, no Centro Histórico.

Em sua 15ª edição, o Carnabonde homenageou o bloco Embaixada de Santa Teresa, formado no Marapé e que desfilou pela Cidade entre os anos de 1944 e 1972. Antigos integrantes do ‘Embaixada de Santa Teresa’ receberam placas em tributo à trajetória na folia santista.

O bonde turístico decorado estava lotado de atores caracterizados de foliões, que volta e meia, desciam do veículo e misturavam-se ao povo em clima que remitia aos antigos bailes de Carnaval, com batalha de confete e serpentina.

A alegria do Rei Momo João Paulo Rivera que recebeu as chaves da cidade, entregue pelo prefeito, era contagiante. Aliás, o entusiasmo da Corte Carnavalesca formada pelo Rei Momo, rainha Juliana Batista Pereira Santos, princesa Danielle de Lima Santana e o casal de Cidadão e Cidadã-Samba, Dukinha da Ladeira e Soraya Santos, era sinônimo de alegria e promessa de um animado carnaval.

 O Carnabonde também teve a presença da dupla de compositores Manoel Ferreira e Ruth Amaral, autores de marchinhas carnavalescas como ‘A Pipa do Vovô’ e ‘Marcha do Barrigudinho’, famosas na voz do apresentador Sílvio Santos, e ‘Liga Pro Meu Celular’, com Ana Maria Braga.

Ordem dos desfiles – Em Santos a ordem dos desfiles do Carnaval 2015, está definida:

Sábado - (14) - as duas escolas pleiteantes e as cinco participantes do Grupo de Acesso: Mãos Entrelaçadas e Unidos da Baixada (pleiteantes), seguidas de Camisa Alvinegra, Dragões do Castelo, Unidos da Zona Noroeste, Império da Vila e Mocidade Dependente do Samba.

Domingo – (15) - primeiro dia do concurso do Grupo Especial, desfilam Bandeirantes do Saboó (campeã do Grupo de Acesso em 2014), Real Mocidade Santista, Mocidade Amazonense (3ª colocada de 2014), União Imperial (4ª colocada de 2014) e Padre Paulo.

Segunda-feira (16) -  também pelo Grupo Especial, traz Vila Mathias, Sangue Jovem, Unidos dos Morros (campeã de 2014), Brasil e X-9 (vice-campeã de 2014). (Foto Carnabonde: Anderson Bianchi/PMS)


     

 

 

 

 

 

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif