Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » Desabafo do Samba

PG - Império da Baixada é campeã do Carnaval da Família 2015

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 18/02/2015 Colunista: Toninho Madrugada

PG - Império da Baixada é campeã do Carnaval da Família 2015

Em Praia Grande, numa disputa bastante acirrada, o troféu de campeã do Grupo Especial foi entregue para o Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba (G.R.C.E.S.) Império da Baixada. Já pelo Primeiro Grupo, o G.R.C.E.S. Acadêmicos de Praia Grande levou o título, retornando a esta divisão após um ano de queda. 

 Durante a apuração que ocorreu nesta quarta-feira (18), na Passarela do Samba João Apolônio, o nervosismo tomou conta dos integrantes das escolas. Lágrimas e sorrisos se alternavam, até que com 178,7 pontos, o G.R.C.E.S. Império da Baixada foi declarada campeã do Carnaval da família 2015 de Praia Grande.

A Império da Baixada conquistou seu primeiro troféu do Grupo Especial ao levar para a avenida o enredo O Que Me Faz Feliz?. Após a entrega do troféu, já no barracão da agremiação, no bairro Sítio do Campo, o presidente Orrara Firmino dos Santos enalteceu o trabalho que envolveu toda a comunidade e fez crítica, sem citar nomes às escolas que deixaram para a última hora a confecção de seus carros alegóricos, responsabilizando também, a Liga dos Blocos e Escolas de Samba de Praia Grande (Libesa).

“Com certeza foi um ano de superação, até devido à chuva e ao atraso da verba que chegou em dezembro. Entretanto, considero um sucesso. Fico um pouco chateado com as escolas. A Liga também teve culpa, por ser uma mãe e oferecer oportunidades, e as escolas se apoiarem nisso. Melhoraremos o regulamento e a fiscalização para que os carros fiquem prontos nas escolas e venham para cá já com 70% ou 80% prontos”, disse Orrara que ao final agradeceu a Prefeitura e as entidades envolvidas na organização e realização do Carnaval.

Primeiro Grupo – Com o enredo Ajoelhou, Tem Que Rezar. Quem não pode com mandinga, Não carrega patuá, o G.R.C.E.S. Acadêmicos de Praia Grande marcou seu  retorno ao Grupo Especial em 2016, pois foi a vencedora do Primeiro Grupo. Com  enredo que teve como foco principal, as questões vinculadas às crenças e aos mitos, a escola buscou ilustrar toda a força originada pela superstição presente na cultura popular.

Classificação

Grupo Especial

1 - Império da Baixada - 178,7 pontos

2 - Casa do Mestiço - 178,3 pontos

 

3 - Unidos da Vila Sapo -  175,7 pontos;

4 - Folia 99 FM  - 170,9 pontos

5 - João Apolônio Cesac - 166 pontos

6 - Mancha Verde-Baixada -145,4 pontos (cai para o Primeiro Grupo em 2016)

7- Favoritos do Forte - 130,9 pontos (cai para o Primeiro Grupo em 2016)

Primeiro Grupo

1 - Acadêmicos de Praia Grande - 89,2 pontos (sobe para o Grupo Especial em 2016)

2 - Guaratude – 89,1 pontos (sobe para o Grupo Especial em 2016)

3 - Cristal de Praia Grande - 88,5 pontos

4 - Acadêmicos da Ilha do Caieiras - 81,3 pontos;

5 - Amigos do Samba - 77,2 pontos

6 - Mocidade Independente Star na Avenida - 63,8 pontos;

 7 - Unidos da Ocian -  58,9 pontos.

Punições – Apresentando irregularidade quanto a um item em seu último carro alegórico, a Mancha Verde Baixada perdeu 30 pontos.. (Foto: Libesa/Anderson Pinilha)