Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » De Olho na Política

Bela homenagem a Golias

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 12/06/2015 Colunista: Carlos Pinto

“Nunca se deve engatinhar

quando se tem o impulso de voar.”

                                  (Helen Keller)

A biografia de Ronald Golias, após mais de dois anos de preparação por seu autor, Luís Carlos Barbano, teve seu lançamento em 6 de maio, na Livraria da Vila, em São Paulo. Posteriormente, a obra foi lançada em São Carlos, terra natal do biografado, em seguida chegou a vez de Santos, o que aconteceu no dia 5 de junho, às 18h30 horas, na Livraria Realejo, em uma edição da Editora RIMA.

O relato de Barbano sobre a vida e obra de Golias é impecável. Do menino pobre de São Carlos ao grande astro do cenário cultural brasileiro. E o mais importante, é que todo sucesso alcançado jamais lhe subiu à cabeça. O conheci quando da instalação da TV Santos, que funcionou como uma afiliada da TV Paulista, Canal 5, no antigo auditório da Rádio Clube de Santos, situado na Rua José Cabalero.

Tempos depois, voltei a reencontra-lo na casa do Manuel de Nóbrega, durante um almoço para o qual havia sido convidado pelo próprio Manuel. Golias sempre se revelou uma pessoa simples, figura carismática e cordial. E suas nuances de artista, de homem bem formado, estão descritas com maestria na obra de Barbano.

É uma publicação que interessa a todos os estudiosos de comunicação, em uma literatura sem formalidades. Esta biografia de Ronald Golias é um exemplo de como se pode produzir uma obra sobre outra pessoa, sem resvalar em achismos e pecadilhos, que quase sempre levam o leitor a um entendimento dúbio das intenções do autor.

Luís Carlos Barbano traça um perfil histórico sobre Golias e a televisão brasileira, sem se deter em comentários deletérios, mas demonstrando total fidelidade ao assunto a que se propôs desenvolver. “Ronald Golias – O Gigante do Humor”, é acima de tudo um relato histórico sobre a formatação da televisão no Brasil. O muito que se deve a desbravadores como Victor Costa, Assis Chateaubriand, Paulo Machado de Carvalho, entre outros empreendedores, que trouxeram esse veículo para o país.

E nada conseguiriam não fosse o talento, a competência e a vontade de fazer bem, como a de Ronald Golias, Manoel de Nóbrega, Carlos Alberto de Nóbrega, Silvio Santos, Jô Soares, Chico Anísio, e tantos outros heróis e heroínas que amassaram o barro dessa construção.

É uma obra recomendada a todos que se interessam por esse item da cultura brasileira, e pelos estudiosos da comunicação. Leitura obrigatória para os milhares de fãs de Ronald Golias, o menino pobre de São Carlos, que acreditou na sua capacidade e talento, e virou ídolo nacional. É uma publicação destinada ao sucesso com certeza.

Uma vitória de Luís Carlos Barbano em sua primeira investida como escritor. Este sancarlense que é funcionário da USP – São Carlos, é um estudioso da cultura paulista, e sempre reverenciou a figura de Golias. Sua obra é uma linda homenagem a este artista que durante anos, levou alegria aos lares brasileiros, uma alegria sem apelações e outras babaquices tão ao gosto dos programas de humorismo atuais.