Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » Desabafo do Samba

Mangueira, “a campeã voltou”

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 11/02/2016 Colunista: Toninho Madrugada

Mangueira, “a campeã voltou”

Já era alta madrugada de terça-feira (9), quando a Estação Primeira de Mangueira entrou na ‘Marques de Sapucaí’, homenageando a cantora Maria Bethânia, com o enredo "Maria Bethânia, a Menina dos Olhos de Oyá".

Parecia que aquele mar verde e rosa invadia a avenida carregando na enxurrada de emoções, tudo e todos ao longo da passarela. A Mangueira homenageou os 50 anos de carreira de Maria Bethânia, com o carnavalesco Leandro Vieira, estreante no Grupo Especial, evocando Iansã, orixá da cantora, para descrever o lado religioso da cantora.

A escola se destacou pelas fantasias que coloriu a avenida e apresentou grandes nomes da música brasileira como Caetano Veloso, Alcione, Beth Carvalho e Adriana Calcanhoto. Bethânia, no último carro alegórico, até ensaiou uns passinhos, devagar, devagarinho, o que foi uma grande evolução para quem sempre sambou “com os olhos” sem sair do lugar. A Mangueira brilhou na avenida, apesar de um pequeno contratempo, quando um dos carros teve problemas com suas luzes, que apagaram durante parte do desfile.

Na apuração realizada nesta Quarta-Feira de Cinzas (10), na Praça da Apoteose, numa disputa muito acirrada, decidida apenas no último quesito “alegorias e adereços “, a Mangueira foi anunciada como a grande campeã do Grupo Especial do carnaval carioca somando 269,8 pontos dos 270 possíveis. Este foi o 19º campeonato da Escola que não vencia desde 2002. A Mangueira  é a segunda maior campeã do Carnaval carioca, perdendo apenas para a Portela, que tem 21 títulos.

Campeãs – Neste sábado, no Desfile das Campeãs, voltam a desfilar na Marquês de Sapucaí, as cinco primeiras escolas classificadas: Mangueira, Unidos da Tijuca, Portela, Salgueiro e Beija Flor de Nilópolis.

Classificação

1º lugar - Mangueira - 269,8 pontos

2º lugar - Unidos da Tijuca - 269,7 pontos

3º lugar - Portela - 269, pontos

4º lugar - Salgueiro - 269,5 pontos

5º lugar - Beija-Flor - 269,3 pontos

6º lugar - Imperatriz Leopoldinense  269.2

7º lugar - Grande Rio - 268,7 pontos

8º lugar - Unidos de Vila Isabel - 267,9 pontos

9º lugar -  São Clemente - 267,8 pontos

10º lugar - Mocidade Indep. De Padre Miguel - 266,5

11º lugar - União da Ilha - 265,8 pontos

12º lugar – Estácio de Sá – 265 pontos - foi rebaixada para o Grupo de Acesso.

Comemoração - As comemorações da Mangueira começou na Praça da Apoteose e se estendeu para a quadra da escola que ficou lotada, literalmente. Segundo meu amigo, Lord Sabugo que foi tragado pela multidão na quadra da agremiação, espera-se que até o dia amanhecer, Maria Bethânia apareça no local para festejar. Esse é mais um motivo para a comunidade não arredar pé do local. Lord Borboleta, aquele que bate as asas e não perde o rebolado)

 (Foto: Divulgação)