Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » Horóscopo

Signo do mês - Escorpião

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 23/10/2016 Colunista: Silvia Helena Francisco

Signo do mês - Escorpião

ontem, 22 de outubro, às 21h46, o sol começou a transitar no signo de Escorpião, a transformação necessária se faz presente.

As pessoas têm me perguntado, “... mas Silvia, esse ano não era para ser bom, já que a regência é do Sol?”  Sim, e o que representa o sol? O ego, o aparecer; o sol se faz presente, então esse ano tudo está brilhando, nada fica embaixo do tapete, como diriam os antigos. As pessoas estão se mostrando como elas são, assim é o Sol. Lembrem-se que todos perguntam signo de cada um e até dizem que "tal pessoa é assim, ou de outro jeito"...

A mitologia grega, Scorpius é o escorpião que matou Orionte. O escorpião foi o animal enviado pela deusa Gaia para defrontar o caçador Orionte, que se gabava de conseguir derrotar qualquer animal na face da Terra. No entanto, o Escorpião gigante conseguiu picar Orionte, provocando a sua morte.

Segundo a lenda, o caçador teria sido ressuscitado por Asclépio (representado no céu pela constelação Ophiuchus - O serpentário), devido aos seus invulgares conhecimentos de medicina. Associando a lenda à representação celeste destas personagens, o Escorpião localiza-se, no céu, debaixo do pé de Asclépio, como se estivesse a ser esmagado ou preso por ele. Para, além disso, Orionte e o Escorpião encontra-se em pontos opostos do céu, de forma que quando uma destas constelações "nasce", a outra "põe-se", como se ambos continuassem eternamente uma perseguição mútua e impossível.

É uma bela constelação do Zodíaco, cheia de brilhantes estrelas e ricos campos estelares. Portanto estaremos em um momento de transformações, mudanças, porque na verdade escorpião gosta da verdade, do trabalho quando faz sentido, mas não podemos esquecer que transformações são mortes físicas. O escorpiano gosta de envolver-se em causas e convencer os demais, e não gosta do superficial, das relações sem sentido. O escorpiano não vê com bons olhos os afagos fáceis e também não suporta a adulação. Representa a profundidade em todos os sentidos.

Antares, uma estrela super gigante, vermelha que pode ser observada na constelação de Escorpião. É uma estrela de grandes dimensões e, vista da Terra, é a mais brilhante. O nome Antares vem de Anti-Ares (Anti-Marte), que tem como significado “rival de Marte”. Esse nome dado pelos observadores da antiguidade tem provavelmente como base a semelhança aparente, pois ambos são objetos brilhantes e de cor avermelhada. Assim essa estrela rivalizaria com Marte.

Obviamente que essas semelhanças são apenas aparentes partindo do ponto de vista de um observador na Terra, pois na realidade ambos os astros são objetos celestes muito diferentes. Enquanto Áries quer tudo de forma impulsiva, Escorpião quer o silencio para poder esperar o momento certo, e por isso nos vê a transformação chegando; vamos lá, morrer e renascer, deixar de lado o que já foi; Saturno estava transitando em Escorpião onde estivemos com a mudança de todos os poderes políticos. As mortes políticas, do poder, e até mesmo as mortes físicas. Agora Saturno já transita em Sagitário.


Bom o que temos que entender agora: Viva Escorpião, veja, transformando, mudando, em silencio...... e vamos acreditar que o transformar significa renascer......
Vamos renascer das cinzas!!!