Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » Horóscopo

Signo do Mês – Capricórnio

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 22/12/2016 Colunista: Silvia Helena Francisco

                       Signo do Mês – Capricórnio

 Na última quarta-feira (21), às 8h44, ou melhor, às 7h44, (horário de verão), o Sol passou pelo zero grau do signo de Capricórnio, abrindo, portanto, a estação do inverno no Hemisfério Norte, e do verão do Hemisfério Sul. O Solstício é o nome que se dá à entrada dessas duas estações.

Durante o Solstício de verão, os dias são mais longos do que as noites e há uma predominância de luz na alternância claro-escuro dos ciclos da natureza. A chegada do Solstício de verão era comemorada com muita alegria e renovação de vida. Muitos festivais e rituais foram criados para celebrar o retorno da luz.

 O signo de Capricórnio, como sua própria simbologia que é a cabra montanhesa, tem a ambição de chegar ao topo da montanha, mas com calma e paciência, pois o ano no calendário se inicia e o ano astral só começa em marco, e ai já determinamos a calma e a paciência de realmente colocar objetivos na nossa vida. Tudo que pensarmos agora será com responsabilidade e confiança e será cobrado, pois Capricórnio tem a regência de Saturno o tempo, Cronos, tudo tem seu tempo, e principalmente nesse ano de 2016 que tivemos como palavra chave a ansiedade. Em 2017 a paciência capricorniana, nos determinará essa estruturação, mas depois falamos mais nisso. Agora vamos saudar Capricórnio. 

 Capricórnio é um signo do elemento Terra, portanto mais sólido, nos preocupando com a nossa carreira profissional, mais não podemos esquecer que tudo precisa de segurança, mesmo com calma e devagar, chega-se ao topo de acordo com nossos objetivos fortes e firmes. A mente e a energia capricorniana são extremamente racionais e sérias, e seus padrões de pensamentos são construtivos e tem uma grande habilidade de planejar cada detalhe, tudo com limites. Por isso leve a vida de forma mais leve, não cobre tanto a sua responsabilidade porque tudo pode e deve ser mudado e reformulado.

Capricórnio o senhor do tempo, do carma, das representações de responsabilidade, por isso sentimos esse momento mais melancólico, mas vamos transmutá-lo e crescer com cada passo de maturidade que nos evolui, pois errar todos erramos.....o que não podemos é ficar nos punindo.
Cismas e desconfianças poderão nos deixar mais investigativos. Pensamentos obsessivos poderão nos levar em busca da verdade, mas também causar estresse mental. Também poderá ser um momento de reavaliação.

 Como já disse capricórnio é a responsabilidade, por isso nessa época do ano tinha os festivais e agora as festas de final de ano para pensar, ter cautela para falar e questionar, será preciso cuidado com as palavras. Algo que escrevermos ou falarmos poderá desencadear lutas de poder ou despertar a hostilidade de outras pessoas. Não exagere nas expectativas e evite fazer qualquer coisa sem ter um bom planejamento.

 Não despreze detalhes, que poderão ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. E não espere demais dos outros. Tenha em mente que outras pessoas poderão frustrar seus desejos. Capricórnio é a preservação, não desconfiança.
      Vamos nos lembrar essa frase: TUDO TEM SEU TEMPO!!!!!!!!! Essa é a pura energia de Capricórnio!!!!!!