Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » De Olho na Política

Um mundo em ebulição

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 25/09/2017 Colunista: Carlos Pinto

  

“A vida que não passamos

em revista, sem reflexões,

não vale a pena viver. ”

(Sócrates)

 

Há uma desmedida provocação entre as partes, o que coloca em perigo a estabilidade e a paz no mundo. De um lado, um Presidente (Donald Trump, dos Estados Unidos) que não sabe a que veio, e que na falta de quem provocar resolve agora, abrir guerra com os jogadores de bola ao cesto da NBA. De outro, um jovem governante, cioso em defender suas posições políticas e ideológicas, que não se curva às tentativas de agressão por parte do inepto presidente americano.

E no meio dessa confusão toda, não satisfeito em provocar os norte-coreanos, investe agora contra os iranianos, acendendo mais um estopim nessa guerra de egos que nada mais é, do que um pano de fundo para as verdadeiras intenções do governo americano. Não se lidera o mundo com a força das armas, mas sim, com propostas comuns a todos. Fincado nas certezas de que detém o poderio das armas, não conta que poderá sofrer um revertério, e sair com o rabo entre as pernas, como já aconteceu no passado.

Aqui no Brasil, temos uma verdadeira guerra ocorrendo nos morros cariocas, enquanto que, ao lado da Rocinha, corre solto o Rock in Rio, como se tudo estivesse em plena paz no planeta. Nosso país é realmente uma ilha da fantasia, onde políticos corruptos respondendo judicialmente por seus crimes contra o povo, continuam ostentando bons índices nas pesquisas presidenciais. E mais, tentam legislar de forma que seus direitos sejam garantidos em futuras eleições, pouco se lixando para a opinião popular.

Vejo nas redes sociais, alguns provocadores sem noção, soltando impropérios contra os generais que estão se manifestando contra a situação pela qual passa nosso país. Até agora não sei se eles estão a favor dessa bandalheira que nos infelicita, ou se na verdade estão fazendo as vezes e a reedição de um novo Cabo Anselmo. E enquanto discutem baboseiras, os gatunos do Congresso Nacional vão se reunindo e armando situações que os favoreçam, em detrimento do verdadeiro sentimento popular.

A situação de desconforto é geral. Seja por aqui, seja pelo mundo. Ao que parece todos trabalham pela destruição da humanidade, os governos beligerantes e os insensatos das redes sociais. Nunca tive bandido de estimação, portanto, defendo quem quer colocar ordem nessa bagunça, já que as coisas atingiram limites insuportáveis. Quando o povo vota mal, sem consciência, nascem esses líderes de fancaria, como é o nosso caso e o de muitos outros países.

Só o que nos falta é uma guerra atômica para dizimar milhões de inocentes, apenas para atender os negócios dos fabricantes de armas. Uma das coisas que ninguém se dá conta, aqui pelos nossos lados, são as queixas do governo atual de que não tem recursos para investir em nada. Mas sobra dinheiro – um bilhão e duzentos milhões – para comprar os votos dos deputados safados, que impedirão o impedimento do Presidente e de alguns Ministros do seu Governo. E lá nave vá.