Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » De Olho na Política

A lenda da ponte tem novo capítulo

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 30/06/2018 Colunista: Carlos Pinto

 “A razão e a paixão

são o timão e a vela

de nossa alma

navegante.”

(Khalil Gibran)

 

O Governador Marcio França, esteve em Santos na primeira quinzena, e entre os vários compromissos assinados com a Administração Municipal, aproveitou para encaminhar um novo capitulo a uma lenda urbana que nos persegue desde 1927. Foi neste ano que o engenheiro Enéas Marini, construiu o primeiro projeto sobre a ligação de Santos com Guarujá, ou como muitos querem, entre a Ilha de São Vicente e a Ilha de Santo Amaro. Este projeto do engenheiro Marini, tratava de um túnel sob o canal do Estuário, com faixas definidas para carros, ônibus, e por uma linha de bonde.

Já lá se vão mais de noventa anos da primeira tentativa, ou quem sabe de um primeiro capítulo de uma longa novela, que nem a Globo pensou em realizar. Posteriormente, o engenheiro Prestes Maia, que foi um excelente Prefeito de São Paulo, foi também o autor do Plano Regional de Santos, onde colocava como de suma importância, a construção de um túnel ou de uma ponte que fizesse a ligação de Santos e Guarujá.

O tempo passou e na década de 70, o Governador Abreu Sodré, entrou na lista dos autores desta longa novela, anunciando a construção de uma ponte. Não conseguiu cumprir o prometido, e esta ligação entre os dois municípios elencou uma enorme série de projetos, maquetes, anúncios, reuniões e o que mais o eleitor queira saber.

Até o Prefeito Oswaldo Justo, em 1984, tentou junto ao Governo Federal e o Governo Estadual, viabilizar um projeto elaborado pela Construtora Figueiredo Ferraz, se não me complica a memória, através do qual seria construído um túnel para por um fim nessa novela. Não conseguiu. E depois dele vieram os projetos de José Serra, Geraldo Alkmin, este último em várias oportunidades, sem que se chegasse a uma concretização.

Começo a entender que existe algo mais que a falta de recursos financeiros, impedindo a referida ligação. Deve haver alguém, cujos interesses poderão ser afetados com tal construção. Pode ser até que eu esteja vendo fantasmas. Pode ser.

Esta proposta apresentada pelo Governador Marcio França, que é oriundo de nossa região, já foi Prefeito de São Vicente, e que sabe muito bem o quanto é importante para a economia regional essa ligação, consiga ter êxito em sua tentativa.

Se tal ocorrer, teremos com certeza um formidável impulso em todos os setores da vida regional. Tenho certeza que o Governador sabe o quanto essa falta de ligação atrasa a expansão da Baixada Santista, do Litoral Norte e do Litoral Sul do nosso Estado.

Resta saber se ele conseguirá derrotar as forças ocultas, como diria Jânio, que não querem ver seus interesses econômicos e profissionais, interrompidos.