Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Colunas Impressas » De Olho na Política

Liberdade de expressão em perigo

Voltar para listagem de colunas Inserida em: 13/04/2019 Colunista: Carlos Pinto

 “As leis são como uma teia

de aranha; os pequenos insetos

prendem-se nelas, e os grandes,

rasgam-nas sem custo.”

(Anacorsis – 600 a.C.)

        Assistir ao Danilo Gentile, temos algumas surpresas com seus convidados, como é o caso do cantor Sergio Reis, entre outros. Não tive o privilégio de assistir seu programa em que ele espinafrou a Deputada Maria do Rosário, o que lamento, pois acho essa senhora o fundo do poço em que um ser humano pode chegar. Só defende bandidos, estupradores e não produz nada que se aproveite em todos os mandatos como Deputada Federal. Deve ter profundos problemas psicológicos, que a impedem de raciocinar com clareza. Tenho pena de seus eleitores, que devem merecer a representante que tem.

Provocadora nata, procura encrenca em tudo que se mete, e quando a casa cai, apela para o judiciário onde encontra aliados como a magistrada Maria Isabel do Prado, que encampou sua ação judicial e condenou o Gentile por calúnia, difamação e sei lá mais o que. Tem um antigo ditado popular que avisa sobre com quem andas para que eu possa dizer quem tu és. Ocorre que o apresentador do SBT, tem um programa cuja audiência supera as demais emissoras nesse horário, o que lhe confere um público de milhares de espectadores.

Sua condenação alvoroçou seu público e, até quem não gosta de sua postura irreverente. Escancarou que a liberdade de expressão corre sérios riscos, a se continuar a condená-la por qualquer motivo pueril. Se a deputada Maria do Rosária não quer ser criticada, não quer ser alvo de manifestações contrárias à sua postura pouco republicana, deveria deixar o mandato e se recolher a sua insignificância. Mas o que me espanta, é um magistrado aceitar uma briga da qual, por certo, vai arranhar sua carreira.

Tenho visto uma serie de impropérios que artistas de uma certa emissora, emitem contra o Governo do atual Presidente. Mexer na Lei Rouanet, deixou quase todos irritadíssimos. Mas ainda não soube que o Presidente tenha ido aos Tribunais para condenar nenhum deles. Ainda esta semana o misto de artista e agente político, Gregório Duvivier, em manifestação em Curitiba, disse cobras e lagartos do Ministro Sergio Moro. Até o momento, o Ministro não adotou qualquer posição sobre a conduta desse “artista”, que extrapolou em suas críticas e foi mais exagerado que o próprio Gentile.

A esquerdalha não se conforma com a derrota que sofreram na última eleição, e procuram de todas as formas, conturbar o ambiente político nacional. Andam procurando pelo em ovo, e vão acabar encontrando, o que poderá nos jogar por longos anos em um estado ditatorial. O momento é de reconstrução deste país, estraçalhado pelos governos do PT em conluio com o PMDB. Quando criticam até o projeto do governo de criar o 13º. salário do bolsa família, é porque, realmente, perderam todos os parâmetros que regem a boa política.

Quanto ao Danilo Gentile, minha solidariedade. Nunca aceitei a criminalização da liberdade de expressão, que é um dos itens da nossa Constituição. Magistrado que desconhece a Constituição, deveria voltar aos bancos da Faculdade.