Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Informe-se » Eleições

Política, a arte do engano

Voltar para listagem de Eleição Inserida em: 01/07/2012

Com a definição dos candidatos e o início oficial da corrida aos votos, os eleitores devem ficar atentos para avaliar bem os que almejam a corrida dos votos. O que pode parecer um exercício simples, na verdade é dos mais complicados, afinal a política também tem a vertente, para os maus políticos, de se transformar na arte do engano, da tergiversação, da farsa, do querer se dar bem a qualquer custo, enfim de tudo aquilo que é moralmente reprovável.

 Visto dessa forma, pode até parecer que os maus exemplos no campo político estão distantes, mas ao contrário do que muito imaginam estão aqui, e bem próximos. Estão em nossas cidades. Conseguem a proeza de dizer que trabalham para o povo, quando na verdade se servem do povo. E os culpados realmente somos nós que, eleição após eleição, perdemos a oportunidade ímpar de sepultarmos de vez as pretensões danosas dos que apenas se servem da política.

 Apenas para situar que os exemplos não estão distantes,  basta avaliar o verdadeiro leilão de apego ao poder, nas guerras de bastidores para a formação das alianças partidárias. Teve candidata que bateu o pé, dizendo que se não formasse na chapa, para a disputa de determinado cargo, se bandearia, com todo o partido para o lado do adversário político. Se isso não for oportunismo, pode-se afiançar que política séria não é. Mas vindo de quem só desagrega na política, não se poderia esperar outra coisa.

 De outro lado acreditar que o eleitor não tenha conhecimento dessas manobras espúrias é zombar da inteligência do povo. Quem vende a mãe na bacia das almas o que não é capaz de fazer com a educação e saúde do povo, obrigações constitucionais, mas que se transformam em letra morta por gestores incompetentes. Portanto, a partir de agora, se quisermos realmente mudar para melhor, o primeiro passo é ficar bem atento.

*Eraldo José dos Santos – jornalista, advogado, diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo – Regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira, colaborador deste site (Coluna Fórum)