Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Informe-se » Eleições

Conselho sindical propõe compromissos a políticos

Voltar para listagem de Eleição Inserida em: 06/08/2012

Integrar prefeituras e câmaras de vereadores com os sindicatos por meio de secretarias municipais de desenvolvimento, trabalho e geração de renda. Essa é a principal proposta do Conselho Sindical Regional da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira para os candidatos aos poderes executivos e legislativos da região.

O conselho, formado por 93 sindicatos, disponibilizou aos partidos um programa mínimo de governo e legislatura, propondo que os candidatos assinem um termo de compromisso.

Aglutinando as centrais sindicais, o conselho atua na jurisdição da Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, em Santos, mas é independente do governo. Segundo membros do grupo de trabalho (GT) as propostas a serem apresentadas ajudarão a governar sob a ótica dos trabalhadores.

Carlos Alberto de Oliveira Cardoso 'Platini' coordenador do GT, explica que o programa propõe, por exemplo, qualificação da mão-de-obra por meio da criação e fomentação de cursos de especialização e profissionalização. Outro ponto importante é a promoção de audiências públicas que definam paridade e controle social na aplicação de repasses de verbas públicas aos fundos sociais.

 O projeto prevê audiências também com as bancadas legislativas municipais, estadual e federal, para apoio, criação e encaminhamento de temas de interesse dos trabalhadores, aposentados e pensionistas. Fortalecer, com criação ou atualização de leis municipais, o processo de erradicação do trabalho infantil e degradante é outro item de destaque do projeto, bem como incentivo ao primeiro emprego. O projeto, disponível aos candidatos, sindicalistas e à população, trata ainda de questões relacionadas à saúde, meio ambiente, lazer e dignidade dos idosos, entre outras. (Paulo Passos)