Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Informe-se » Eleições

Política de pai para filho (3) - Fabião - um passo por vez

Voltar para listagem de Eleição Inserida em: 03/10/2014

Política de pai para filho (3) -  Fabião - um passo por vez

Professor Fabião - Professor, biólogo e ecologista  Fabião (Fábio Alexandre de Araújo Nunes) do PSB, a exemplo de campanhas anteriores que o levaram à Câmara Municipal de Santos por  três legislaturas é reconhecidamente um candidato  que se preocupa com as consequência da campanha em termos de limpeza. Ele que foi secretário de Meio Ambiente de Santos, sempre ligado às causas ambientais, orienta sua equipe de trabalho sobre a necessidade de manter a cidade limpa. Usa em seu material de campanha papel reciclável e as famosas  bicicletas e triciclos que circulam, pelas ruas de Santos com sua foto estilizada, às vezes com árvore na cabeça, outras com a face em dois tons evidenciando a preocupação com a reutilização de material.

Filho do advogado Luiz Norton Nunes, ex-vereador santista, Fabião é uma das figuras mais populares do meio político santista e entre a juventude, ele nem precisa fazer esforço para ser agregado. De linguagem acessível, da mesma forma que explica o que às vezes parece complicado em Biologia, como bioquímica, anatomia humana com zilhões de nomes em latim e biofísica e seus cálculos matemáticos, conversa sobre o derretimento de geleiras na Antártida e sobre MPB (música popular brasileira).

 Lecionando, defendendo o meio ambiente ou jogando conversa fora, Fabião, mesmo em  campanha, diariamente, exceto na quarta-feira, gasta sola do sapato em sala de aula (não consegue dar aula parado ou sentado) em diferentes períodos; alguns dias pela manhã,  noutros, manhã e noite. Nos finais de semana aí é só campanha, o que fará neste sábado o dia inteiro.

Primeiro passo - Extrovertido, Fabião não conseguiu esconder a emoção nessa campanha, quando seu pai, Norton Nunes, que norteia sua vida pela discrição e austeridade no falar (foi assim quando vereador, é assim como advogado) na inauguração de seu comitê falou de seu maior patrimônio: “Não deixo aos meus filhos patrimônio material. Não sou um homem rico e meus filhos também não. Mas deixo a eles a maior riqueza que acredito que um pai pode deixar e que são os valores morais e sei que ele vai cumprir o que propõe: Ser fiel ao voto e trabalhar realmente pelo Estado de São Paulo”. Norton abriu sua fala lembrando ao filho:  “Toda Caminhada começa com um passo, como diz o ditado popular, e hoje começamos uma. Esse é o primeiro passo”. Econômico nas palavras, de gestos contidos, o ex-vereador Norton Nunes naquele momento não encontrou formas de dissimular o orgulho do filho Fabião e sua trajetória política.

Foto/Divulgação – O ex-vereador santista Norton Nunes e o filho, Professor Fabião, em campanha por uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de  São Paulo