Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Informe-se » Eleições

Entrevista - Pedro Gouvêa promete novo modelo de governo

Voltar para listagem de Eleição Inserida em: 03/10/2016

Entrevista -  Pedro Gouvêa promete novo modelo de governo

Eleito no primeiro turno com 87.365 votos, representando 50,46% do eleitorado, Pedro Gouvêa (PMDB), em 1º de janeiro assumirá a prefeitura de São Vicente, prometendo um novo modelo de governo para tirar a cidade da situação financeiramente beirando ao caos como a realidade se apresenta: dívidas, inclusive com atraso de pagamento do funcionalismo público que recebe por meio de escalonamento, creches fechadas, greves constantes, lixo nas ruas, saúde deficitária, etc...

Cunhado de Márcio França, vice-governador de São Paulo, e um dos caciques do PSB e tio do deputado estadual Caio França (PSB), o prefeito eleito duas semanas antes do pleito, quando concedeu essa entrevista ao Espaço Aberto, já fazia gestões em Brasília, visitando alguns Ministérios, sondando as possibilidades prol São Vicente, da mesma forma, que amiúde visita a Assembleia do Estado e o Palácio “9 de Julho”, sede do governo de São Paulo.

Segundo Gouvêa, vereador em segundo mandato consecutivo, foi inclusive presidente da Câmara, iniciou sua vida pública em 1997, como assessor de gabinete do então prefeito Márcio França. Foi diretor no Horto Municipal e Secretário de Turismo e Cultura de França. Com base nessa experiência ele se diz preparado para administrara cidade e enfrentar as dificuldades financeiras alegadas pelo atual prefeito. Gouvêa entende que “o orçamento de R$ 1,08 bilhão para a cidade de São Vicente é valor considerável desde que administrado com austeridade”.

Gouvêa garante que vai enxugar a máquina e que não vai simplesmente substituir contratados do atual prefeito por integrantes de partidos coligados “as coligações tiveram por objetivo a união pela cidade, pelo bem de São Vicente”.

Aguardaremos a nomeação de sua equipe e o início de seu governo para sabermos como Pedro Gouvêa administrará a Prefeitura e as coligações partidárias, sobejamente tidas como troca de favores. Talvez esteja nesse quesito, o novo modelo de governar que o próximo prefeito de São Vicente promete. Confira a entrevista  realizada duas semanas antes da eleição.


Espaço Aberto - Qual a prioridade de SV?

Pedro Gouvêa - Temos várias prioridades e a principal delas é a volta dos serviços básicos da cidade, onde atualmente, nada funciona.

Espaço Aberto - Se eleito por onde vai começar?

Pedro Gouvêa – Para começar destaco dois pontos:

       1º -  a limpeza de toda a cidade em 90 dias; em paralelo destaco as condições de trabalho da Prefeitura e da Codesavi. Hoje os funcionários não recebem salários em dia e isso é essencial para a sobrevivência do trabalhador e consequentemente para o bom funcionamento da cidade.

       2º chamar fornecedores e estabelecer um compromisso de responsabilidade porque a dívida é grande.

Espaço Aberto - Diante do que chamam de desgoverno que se instalou na cidade, a população está descrente de políticos e promessas, se eleito, quando vai começar a colocar em prática as medidas anunciadas e em que espaço de tempo?

Pedro Gouvêa - No 1º dia de governo; esquecer as mazelas e olhar para frente. No dia 1º de janeiro a cidade terá um novo orçamento para ser administrada com responsabilidade.

Espaço Aberto - Acredita que a população está propensa a colaborar?

Pedro Gouvêa - Sim, a população quer colaborar e trabalharemos para o resgate da sua   autoestima abrindo a discussão nos bairros, dando voz à população. Para resgatar a autoestima a cidade precisa passar por uma transformação, pois todo o serviço aqui é deficitário. A população paga imposto (IPTU) e precisa de retorno. Ela cobra isso e com razão.

Espaço Aberto - Está preparado para assumir, caso eleito?

Pedro Gouvêa - Estou. Tenho o melhor grupo político e preciso dele porque sozinho ninguém faz nada. Arrogância e prepotência não leva a lugar algum. Implantaremos um novo modelo de política que traga resultados. Sou administrador de empresas e gestor público e precisamos profissionalizar o trabalho na Prefeitura de São Vicente.

Espaço Aberto - A população está descrente da política e não acredita em novas propostas, principalmente porque as coligações dos partidos acontecem por interesses outros, como por exemplo, cargos na Administração. Como vai administrar isso?

Pedro Gouvêa - Faço parte da *coligação de 15 partidos e todos eles sabem da responsabilidade que estamos assumindo com a população. O enxugamento da máquina administrativa é um dos compromissos; quem está do nosso lado sabe que colocaremos em prática um novo modelo para governar a cidade. Nós precisamos assumir responsabilidades, por isso a coligação não pode pensar em cargos, mas no compromisso assumido.

*A coligação “Força Pra Recomeçar” (PMDB / PSDB / PP / PPS / PSDC / PRTB / PHS / PMN / PMB / PSB / PV / PRP / PEN / PPL / PROS) - Foto/Divulgação