Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Informe-se » Eleições

“A prioridade absoluta é cuidar de gente”

Voltar para listagem de Eleição Inserida em: 03/10/2016

“A prioridade absoluta é cuidar de gente”

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), reeleito com 172.215 votos, (77,74%) duas semanas antes das eleições, com reeleição apontada como certa em todos as pesquisas eleitorais, em entrevista ao Espaço Aberto, dizia que a prioridade de seu governo atual e se fosse a preferência da população, o próximo (2017-2020), a prioridade será sempre, “cuidar de gente”. Informação que provoca a inevitável pergunta: Como? E ele responde “com trabalho”.

Questionado sobre as prioridades de seu próximo governo e os projetos (não concluídos) que levará deste para o próximo mandato, Paulo Alexandre relaciona o Hospital dos Estivadores, cuja conclusão tem sido várias vezes adiada; o projeto Santos Novos Tempo, que desde o governo de seu antecessor, o atual deputado federal João Paulo Tavares Papa (PSDB) promete o fim das enchentes na Zona Noroeste e a entrega de novos equipamentos públicos.

Além de apontar prioridades e projetos de seu próximo governo, o prefeito abordou o descrédito por parte da população no geral para com a classe política. O vice de Paulo Alexandre para o mandato a partir de 1º de janeiro de 2017 é o atual vereador Sandoval Soares, também do PMDB.

Espaço Aberto - Em suas andanças durante a campanha, quais foram as mais insistentes reivindicações?

Paulo Alexandre - Temos ouvido a população com muita atenção e humildade. Nossa campanha é baseada no corpo a corpo, olho no olho, para descobrir o que as pessoas esperam do futuro da Cidade. Uma das grandes preocupações é com relação a área da Saúde, que fizemos muita coisa, mas ainda é preciso ampliar os serviços. Entregamos 10 policlínicas, estamos com duas em obras, entregamos a UPA Central e já assinamos o contrato com o Oswaldo Cruz para a abertura do Complexo Hospitalar dos Estivadores. Os resultados vão aparecer.

Espaço Aberto - O que lhe cobraram da campanha anterior?

Paulo Alexandre - Nessa campanha, tivemos contato com o santista e mostramos o que estamos fazendo nesses quatro anos período, que teve uma das maiores crises econômicas. O que percebemos é que muitas coisas que fizemos as pessoas não sabiam, por isso foi importante o contato com o cidadão. E escutar o santista nós sempre fizemos, quando criamos diversos canais de comunicação com a população, como o Viva o Bairro, a Ouvidoria Móvel, as redes sociais da Prefeitura e o Orçamento Participativo. Acredito que somente vamos construir uma Santos melhor com a participação de todos.

Espaço Aberto - Reeleito, quais prioridades receberão imediata atenção?

Paulo Alexandre - A prioridade absoluta é cuidar de gente, sobretudo as pessoas mais necessitadas e que vivem nas regiões mais vulneráveis. Foi assim com a área social, que buscamos formas de reduzir as desigualdades com ações efetivas e equipamentos públicos para atender essas pessoas, como o Bom Prato dos Morros, as Vilas Criativas do Mercado, dos Morros e da Zona Noroeste e o restaurante popular que vamos fazer no Dique.

Na saúde, vamos garantir o funcionamento total do Complexo Hospitalar Estivadores; reduzir ainda mais a mortalidade infantil ampliando o Programa Mãe Santista e, nas reformas e implantações de novos equipamentos de saúde, seguir o mesmo padrão de qualidade adotado nas 8 policlínicas que entregamos nos últimos quatro anos.

Vamos aumentar as vagas em educação infantil com a entrega de três novas escolas, no São Jorge, Embaré e Marapé. Também pretendemos reduzir a taxa de evasão escolar fortalecendo dois programas implantados nessa gestão: Coordenadores de Pais e Justiça Restaurativa. E ainda dar continuidade à climatização das unidades com a revisão do sistema elétrico e instalação de aparelhos de ar condicionado.  

Espaço Aberto - O que deixou (projetos, obras...) para o próximo governo?

Paulo Alexandre - O segundo mandato será o momento de consolidar os muitos avanços que preparamos nesses quatro anos. Podemos citar o Complexo Hospitalar Estivadores, que iniciará as suas atividades ainda este ano; a segunda fase do VLT e sua extensão para o Centro Histórico; a entrega das três novas escolas; a inauguração do quarto restaurante Bom Prato; implantar novos corredores de ônibus, mais ciclovias, semáforos inteligentes para melhorar a fluidez, funcionamento do Centro de Controle Operacional e avançar com as obras da entrada da Cidade.

Espaço Aberto – Agora reeleito, repetirá o esquema de governo que vem adotando na atual gestão? O que considera digno de continuidade ou o que pretende mudar em seu modo de governar?

Paulo Alexandre - Vamos consolidar as conquistas e aperfeiçoar programas, projetos e serviços da primeira gestão. Aproveitamos a campanha para ouvir o cidadão e fazer as avaliações necessárias para que, se escolhido para um novo mandato, esse será ainda mais eficiente, transparente e inclusivo. (Foto/Vanessa Rodrigues)