Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

“O Brasil tem potencial para melhorar cada vez mais o café”

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2013-07-10 -00:11

“O Brasil tem potencial para melhorar cada vez mais o café”

"Fazemos questão de mostrar que o Brasil tem potencial para melhorar cada vez mais o café".

 Com esta frase, o produtor João Guilherme de Moraes, da Fazenda Santana, em Santo Antônio do Jardim, no Interior do Estado de São Paulo, um defensor da qualidade do café brasileiro, transmitiu à turma do 54.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), a confiança no potencial do produto brasileiro.

A turma formada por 16 alunos japoneses, um espanhol e um brasileiro acompanhada do professor Nilton Ribeiro, classificador e degustador de café da Stockler de Santos, foi recebida pelo administrador da Fazenda Santana, José Carlos Nogueira que transmitiu aos presentes a frase do produtor.

A visita à fazenda faz parte da programação do curso, onde os alunos do Curso de Café conheceram os terreiros para secagem dos grãos de café, a máquina de secagem e o sistema de lavagem. Também viram o laboratório, onde são classificados os grãos e é degustada a bebida. A Fazenda Santana produz cerca de 3.200 sacas de café por ano. Nas terras da fazenda, cultiva as variedades bourbon, catuaí, icatu, icatu amarelo e mundo novo, com plantios de 1967 a 2010.

Após conhecer a Fazenda Santana, a comitiva foi ao escritório da Stockler Comercial de Exportadora, que integra o Neumann Kaffee Group (NKG), em Espírito Santo do Pinhal. A Stockler tem como diretor geral Michael Timm, atual presidente da Associação Comercial de Santos. A tradutora Sayoko Nakai fez a tradução do japonês para o português e vice-versa.

O programa do curso iniciado  em 1º de julho e que prossegue até o próximo dia 25, inclui, além da  visita a uma fazenda de café, a visita a uma torrefadora, a da Mitsui Alimentos, na Capital. E ainda, visita à Dínamo, que tem armazéns em Santos com a estrutura para beneficiamento do produto.

O curso da Associação Comercial de Santos teve início em 1989 e, além de atrair alunos de todo o Brasil, é reconhecido também pelos principais países consumidores. As aulas teóricas e práticas de classificação e degustação são realizadas na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar, no Centro Histórico.

A Associação Comercial de Santos promove o Curso de Classificação e Degustação de Café nos meses de março, maio, julho, setembro e novembro de cada ano. As próximas edições do curso serão: de 2 a 26 de setembro e de 4 a 28 de novembro. (Fotos: Divulgação)