Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Banha quer reforma no PS da Zona Leste e leitos de UTI Pediátrica

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2013-07-21 -01:17

Banha quer reforma no PS da Zona Leste e leitos de UTI Pediátrica

Com o objetivo de garantir a melhoria de um dos setores mais carentes da Administração Municipal de Santos, a saúde, motivou o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) a apresentar cinco emendas às Diretrizes Orçamentárias da Cidade para 2014 voltadas à área. Ao todo, o peemedebista apresentou 10 emendas ao documento que será votado pelo Legislativo municipal ainda no segundo semestre deste ano.

Entre as que mais chamam a atenção está a reforma e ampliação do Pronto Socorro da Zona Leste. Há anos a reformulação da unidade, que atende aos munícipes dos bairros mais populosos da Cidade, é alvo de reivindicações do vereador.

Banha é um dos responsáveis pela reforma do pronto-socorro nos moldes em que encontra-se hoje. A unidade, antes chamada de PS do Macuco, passou por obras estruturais. “É essencial garantir essa reforma ainda no próximo ano. Há anos a população santista que é atendida na unidade aguarda por obras de ampliação e melhorias na estrutura e no atendimento. As obras também garantirão a ampliação do número de atendimentos diários”, enfatiza.

UTI Pediátrica - Outra emenda importante para a cidade que reflete a necessidade de abertura de leitos no município, pólo no sistema público de saúde entre as cidades da Baixada Santista, é a abertura de novos leitos pediátricos na Unidade de Terapia Intensiva nas unidades hospitalares conveniadas à rede municipal. “Sabemos há tempos que o número de leitos da região tem um dos índices mais baixos do país. Santos tem de cumprir com seu papel e garantir a saúde de suas crianças”.

No Centro - A implantação de uma Policlínica no Centro, do Programa Saúde da Família nos Morros, e a abertura de uma unidade para atendimento de dependentes químicos e moradores de rua na Área Continental também estão nas emendas apresentadas por Banha.

Outras – Na expectativa de garantir a qualidade de vida da população santista, o vereador apresentou emendas para diversas áreas, entre elas, Turismo e Transporte.

No entender de Banha, para a população, qualidade de vida se traduz, especialmente, em saúde, segurança e educação, mas outras ações também são necessárias para que os santistas de todos os bairros possam se considerar alvo da atenção do poder público.

O vereador reivindica acessibilidade nos próprios públicos; planejamento e readequação das linhas de ônibus municipais para Implantação do Sistema Integrado Metropolitano  (SIM), pelo VLT; implantação de sistema eletrônico de venda de cartão de estacionamento em vias públicas; melhoria nos anexos do Mercado Municipal, fazendo com que algumas das áreas deixem de ser ociosas e passem a ser utilizadas pelas Secretárias de Turismo e Saúde.

Banha entende que a utilização das catraias (Bacia do Mercado) para roteiros turísticos, com rotas para Ilha Diana, Portinho, rota da banana, fomentará o turismo na região do Mercado, dando visibilidade à Cidade que terá importante papel durante a Copa do Mundo. (Texto: Paulo Roberto. Foto: Vinagre)