Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Cubatão distante da Estrada Caminhos do Mar

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2013-12-18 -19:08

Cubatão distante da Estrada Caminhos do Mar

O presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata da Estrada Caminhos do Mar, Fábio Roxinho (PMDB), pediu mais participação da Prefeitura de Cubatão na gestão e ocupação da Estrada Velha, reaberta à visitação pública no último domingo (15), com a participação do governador Geraldo Alckmin (PSDB). 

O parlamentar participou de reunião na tarde desta quarta-feira (19), na Câmara, onde falou da alegria pela reabertura da estrada, destacando no entanto, a preocupação com a manutenção dos monumentos histórico-culturais da antiga ligação do Planalto à Baixada Santista.

"Também senti falta de uma participação maior da Prefeitura no evento de reabertura. Quando chegamos a Cubatão, descendo a estrada, havia muitos carros de São Bernardo do Campo e pouca presença dos cubatenses", disse Fábio Roxinho.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Welington Ribeiro Borges, o governo do Estado não informou se haveria pronunciamento por parte  das autoridades e de uma cerimônia oficial. “Disseram que seria apenas um evento informal para a reabertura", justificou.

O presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão (Condepac), Rubens Alves de Brito, também afirmou que é necessário mais envolvimento do Executivo. "Quando abriram um grupo de trabalho para tratar da reabertura, pedi para incluir o Condepac. Houve resistência, mas consegui e hoje o conselho faz parte deste grupo. É necessário que a gente se aproprie do Caminhos do Mar", disse.

Por um ano, a Estrada Velha e os passeios serão geridos pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). Depois, a gestão será feita por meio de uma Parceria Público-Privada, ainda não definida. Neste momento, também se definirá um valor de ingresso para o passeio no local.

"Temos consciência de que sem a estrutura como banheiros, acessibilidade e restaurante, o local não funcionará como deveria", disse Fábio Roxinho.

Hoje a visita de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, é gratuita e deve ser agendada pelo telefone (13) 3372-3307. O passeio pode ser feito a partir do portal de São Bernardo do Campo ou a partir de Cubatão, cidade onde está mais de 80% da área da Estrada Velha. (Divulgação)