Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Cubatão apresenta ações de combate às enchentes no Vale Verde

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-01-14 -01:05

Cubatão apresenta ações de combate às enchentes no Vale Verde

A prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT) e o secretariado se reuniram, no final da tarde desta segunda-feira (13), com uma comissão de moradores do Vale Verde, para fazer um balanço das ações de combate às enchentes no local.

Os dirigentes informaram que, após cobranças da Prefeitura, a Ecovias finaliza os serviços de limpeza e manutenção do Córrego Mãe Maria, no trecho de sua responsabilidade. A América Latina Logística (ALL) se comprometeu a fazer os mesmos serviços sob a ferrovia, "mas continuamos reivindicando que a empresa atualize a tubulação do local, defasada em relação à atual realidade da região. A falta deste serviço está causando diversos prejuízos aos moradores e à Cidade", afirmou a chefe do Executivo.

A Administração, por sua vez, retomará os serviços de revestimento do canal pluvial do bairro, assim que a Cetesb viabilizar a licença ambiental para a continuação do procedimento. Também ficou acertado que uma nova reunião será realizada com os moradores do Vale Verde dentro de duas semanas, para avaliação da realização dos trabalhos. Por fim, a prefeita anunciou que, no próximo dia 22, a Administração promoverá mutirão de serviços de cidadania (PAT Itinerante, Banco do Povo, Procon etc.) no bairro.

Vistoria  - Ainda no Vale Verde,  atendendo ao acordado em reunião ocorrida no último dia 10, equipes da Prefeitura, Ecovias e América Latina Logística (ALL), na manhã desta segunda-feira, realizaram vistoria técnica acompanhando os trabalhos de limpeza do córrego Mãe Maria, realizados pela concessionária da rodovia que circunda o núcleo.

Ações - Durante a vistoria os representantes da Administração demonstraram aos técnicos da ALL a responsabilidade da ferroviária pelos serviços de limpeza, manutenção e modernização da tubulação de captação pluvial existente sob a linha férrea da região. A empresa, no entanto, mantém a postura de realizar, neste primeiro momento, apenas os dois primeiros itens. Por isso, a Prefeitura, por meio da Procuradoria-Geral do Município (PGM), acionou o Ministério Público e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) de São Paulo para averiguar as responsabilidades da América Latina Logística nos recorrentes alagamentos que afligem o núcleo Vale Verde.

Por outro lado, os trabalhos conduzidos pela Ecovias, de limpeza e manutenção da rede de coleta de água das chuvas, seguem em ritmo acelerado, com previsão de conclusão para esta terça-feira (14). Representando a Prefeitura estiveram presentes na vistoria os secretários de Habitação, Silvano Lacerda, de Planejamento, Adalberto Ferreira da Silva, e de Obras, Alberto Sarabando, além do presidente da Cursan, Almir Moura. Também participou da ação o vereador Jair Ferreira Lucas (Jair do Bar). (Divulgação/PMC. Fotos: José Mário Alves/PMC)