Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Ex-secretário de Saúde de São Vicente, cotado para Ministro

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-01-21 -17:31

Ex-secretário de Saúde de São Vicente, cotado para Ministro

Cotadíssimo para assumir o Ministério da Saúde, o médico Arthur Chioro, atual secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, residente em Santos desde 1989, ainda não respondeu ao convite da presidente Dilma Rousseff, para assumir o cargo ocupado por Alexandre Padilha que se dedicará à campanha pelo governo de São Paulo. O convite da presidente Dilma teria ocorrido por indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Chioro, desde o início dos anos 1990, vem atuando no primeiro escalão das administrações petistas, começando por Santos no governo Telma de Souza (1989/1992) onde assumiu vários cargos na Secretaria da Saúde. Foi secretário de Saúde de São Vicente, no governo petista de Luiz Carlos Luca Pedro (1993/1996), onde não passou incólume ao escândalo protagonizado por esta administração, que alvo de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) revelou uma série de improbidades, entre elas, compras não justificadas, como a aquisição de próteses de órgãos sexuais pela Secretaria de saúde, sem especificação de finalidade. Finda a administração Luca em São Vicente, Chioro retornou a Santos, lotado no Centro de Controle de Intoxicações (CCI) até 2003.

Samu – Em 2004, Arthur Chioro foi convidado para o Ministério da Saúde, assumindo o Departamento de Atenção Especializada, onde desenvolveu trabalho significativo voltado para o atendimento de emergências. Ele foi o responsável pela criação e implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

São Bernardo – Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP), Chioro que mantém residência em Santos,  desde 2009 é secretário de Saúde de São Bernardo do Campo.

Professor - Mestre doutor em Saúde Coletiva, Chioro é professor do curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) desde a primeira turma (2000) e  leciona, também, no curso de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). (Foto: Divulgação)