Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Quiloa leva maracatu ao Centro Histórico

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-02-10 -00:28

Quiloa leva maracatu ao Centro Histórico

O som do maracatu tomou conta do Centro Histórico de Santos na tarde desse domingo (9). A Mostra de Arte Popular  9° Cortejo Quiloa marcou os  10 anos de fundação do  Maracatu Quiloa,  primeiro grupo do tipo na Baixada Santista. Segundo um dos seus organizadores, André Jota,  trata-se também primeiro grupo fora do estado de Pernambuco a participar do Carnaval Multicultural do Recife (2010).

Para comemorar uma década de  atividades, o Maracatu Quiloa trouxe também para o Centro Histórico loas (cantos) de autoria do próprio grupo, a corte - com rei, rainha, baianas de branco, batuqueiros, soldados romanos e caboclos. O desfile começou em frente à prefeitura e arrastou foliões e admiradores do maracatu.  A novidade da apresentação deste ano, foi a presença da Calunga (boneca) do maracatu, em homenagem a Dona Maria de Sônia, fundadora do Maracatu Encanto dom Pina, de Pernambuco.

Antes do cortejo, que teve apoio da Prefeitura, o DJ Wagner Parra animou o público preparando-o para  participarem da animação do Quiloa. O encerramento da programação na praça teve ainda a apresentação de DJ do projeto Futuráfrica, a intervenção 'Boi da Garoa' (cavalo marinho) e show do 'Rebolo - afrobatuquebloco'. (Fotos: Rê Sarmento/PMS)