Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Em Praia Grande aumenta atendimento nas Especialidades Médicas

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-06-10 -17:42

Em Praia Grande aumenta atendimento nas Especialidades Médicas

A prefeitura de Praia Grande informa que o município registrou aumento considerável no número de atendimentos nas Especialidades Médicas durante o primeiro quadrimestre deste ano. De janeiro a abril, foram realizadas 37.197 consultas, contra 31.784 no mesmo período em 2013. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município.

 

O investimento na saúde faz parte das metas estipuladas no Programa Avança PG. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014/2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

 

Desde o ano passado a Sesap adota medidas para aumentar a quantidade de consultas e procedimentos realizados pelos profissionais do setor, sendo que o principal destaque é a realização dos mutirões de consultas e exames no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas).

 

A iniciativa, que tem como meta equacionar as demandas reprimidas zerando as filas de espera e, assim, agilizar os atendimentos, é considerada fundamental pela Administração Municipal na área da saúde e beneficiará diretamente a população. A expectativa é reverter uma rotina que se estabeleceu ao longo dos últimos anos: o aumento dos atendimentos de Emergência e a redução das consultas na Atenção Básica. Em 2012, um total de 24,5% dos serviços prestados foram na Atenção Básica, contra 63% de Urgência e Emergência e 11% de Especialidades.

 

AME – Em agosto do ano passado, o secretário de Saúde Pública, Francisco Jaimez Gago, encaminhou documento à direção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), solicitando o aumento no número de vagas oferecidas mensalmente para a população. Após o contato, a unidade do Governo do Estado passou a realizar atendimentos aos sábados.

 

No AME de Praia Grande (Rua Valter José Alves, n°485, Bairro Mirim), são realizadas consultas em especialidades como cardiologia, ortopedia e oftalmologia, além de exames de várias patologias.

 

Novas unidades – Praia Grande ganhará nos próximos anos unidades especializadas em Reabilitação (CER), Odontologia (CEO) e em atendimentos a mulheres com câncer de mama (CDM), para reforçar o setor de Especialidades Médicas do Município. Os projetos, que já foram concluídos e encaminhados ao Ministério da Saúde.

 

A prefeitura informa ainda, que está em adiantado processo para implantar um Centro de Hemodiálise, que funcionará como referência na Região Metropolitana da Baixada Santista atendendo pacientes locais e também de municípios vizinhos. O projeto passa pela aprovação de órgãos reguladores do setor da Saúde em âmbitos regional, estadual e federal. (Fotos: Divulgação)