Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Museu Pelé será inaugurado neste domingo

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-06-14 -01:11

Museu Pelé será  inaugurado neste domingo

A Prefeitura de Santos entrega neste domingo (15), às 9h, o museu do Rei Pelé, reunindo um acervo de 2.545 itens do ídolo. O evento, com certeza um dos mais concorridos na cidade, reunirá a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que serão recepcionados e ciceroneados pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) em companhia do Rei Pelé.

 

Com obras iniciadas em 2008, o Museu Pelé, no Largo Marquês de Monte Alegre, nº 2 , no bairro do Valongo, região central de Santos, nos 4.134 m² de área dos dois prédios do casarão do século XIV, reunirá nesse início, as 2.545 peças do acervo de Pelé, cedidas em comodato. A amostra permanente reunirá 180 itens.  No local, além da exposição permanente, dispõe de área interativa multimídia, espaço para exposições temporárias e um auditório com capacidade para 90 lugares.

 

Troféus, bolas, camisas, coroas (não podemos esquecer que Edson Arantes do Nascimento, Pelé é Rei, cuja majestade é conhecida mundialmente), vídeos de jogos (alguns inéditos), narrações esportivas e documentos pessoais e uma enormidade de itens divididos em documentais, culturais, esportivas e objetos pessoais, como a caixa de sapatos que Pele usava para trabalhar como engraxate na estação de trem de Bauru.

 

Chute a gol – A construção do Museu Pelé na região do Valongo, área que guarda na memória do município o apogeu do ciclo do café e histórias dos casarões (muitos ainda em estado lastimável pela ação do tempo) que no passado eram referências naquela área que já foi o coração da cidade, como sede da Prefeitura e da Câmara, incentivou a recuperação de imóveis em ruínas.

 

 A recuperação das ruínas do Valongo para a construção do museu e com o entorno, na região do Porto de Santos, sendo recuperada, com certeza impulsionará os investimentos na região, assim como o turismo nacional e internacional.

 

Além do apelo à recuperação da área que abriga o santuário do Valongo e a

"A construção do Museu Pelé é uma conquista para a cidade de Santos e para o país. O museu preserva a memória esportiva do Brasil e garante a revitalização dos Casarões do Valongo, um imóvel com reconhecido valor arquitetônico e histórico", diz o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.

 

O investimento é de R$ 50 milhões, uma realização da Prefeitura Municipal de Santos/ AmaBrasil / Ministério da Cultura / Governo Federal e apoio financeiro do BNDES.

 

FuncionamentoNesta segunda-feira (16),  das 13h às 18h, o Museu Pelé estará aberto ao público. A partir de terça (17), o funcionamento normal será das 10h às 18h. Ingresso é R$ 18,00. Crianças de até 5 anos não paga, meia entrada de 6 a 12 anos, estudantes, professores, maiores de 60 anos. (Fotos: Raimundo Rosa/PMS)