Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Crianças soltaram balões com poesia dentro, em frente à UME João Ramalho

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-06-19 -00:31

Crianças soltaram balões com poesia dentro, em frente à UME João Ramalho

O II Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques encerrou as atividades em 2014 em grande estilo: 300 estudantes da UME João Ramalho, em Cubatão, coloriram o céu da cidade com balões cheios de poesias dentro.

A atividade literária envolveu alunos dos 2º, 3º, 4º e 5º anos que  leram algumas poesias da escritora Tatiana Belinky, a Rainha dos Limeriques, e se divertiram com as histórias divertidas e maluquinhas criadas pela autora. Depois, carregaram os balões coloridos, contendo dentro um poema de autoria da idealizadora do projeto, Viviane Veiga Távora.

E lá foram eles: os pequenos balões carregados de gás hélio e poesia ganharam o céu de Cubatão.  A UME João Ramalho foi escolhida para sediar a atividade porque é a escola do município que desde a primeira edição (2012) se empenhou no trabalho com os limeriques. Além disso, este ano, teve a professora Milene Pinheiro como uma das vencedoras na categoria educador. Milene também foi uma das 55 finalistas do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, com o projeto “Oficina de Limeriques”, no mesmo colégio.

II Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques – Durante todo o ano, o Prêmio realizou minioficinas de limeriques em todas as cidades da Baixada Santista. O objetivo foi ensinar a métrica dos limeriques para os professores para que estes ensinassem seus alunos. As oficinas literárias atingiram mais de 800 profissionais.

Tatiana Belinky – Cinco versos em rima perfeita ou não, que falam de coisas malucas. Essa bagunça proposital e que faz a criançada morrer de rir, chama-se “limerique”. O termo aportuguesado tem origem no poema inglês, limerick, e foi criado por Tatiana Belinky. A escritora faleceu em junho do ano passado, aos 94 anos de idade.                  

A soltura dos balões  aconteceu na última segunda-feira (16). A segunda edição do Prêmio foi patrocinada pela Usiminas. (Fotos: Miry Lima)