Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Settaport comemora avanço na negociação de acordos salariais

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-06-30 -17:05

Settaport comemora avanço na negociação de acordos salariais

A inflação menor registrada no início de 2014 em comparação ao começo do ano passado, facilitou a negociação de acordos salariais com aumento real conduzidos pelo Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Settaport), de janeiro a junho deste ano. A situação econômica do País possibilitou a definição de números favoráveis para os trabalhadores, descontado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador de inflação mais usado nas negociações salariais.

Os aumentos assinados pelas empresas atingiram percentuais entre 1% e 2%. Os pisos defasados receberam reajustes diferenciados de até 13% e os benefícios como vale transporte, vale refeição e cesta básica sofreram aumentos entre 9 e 10%.

"Em momento algum, podemos considerar fácil o período de negociações salariais, no entanto, este ano, as conversas foram mais rápidas e consensuais que no ano passado, quando empresários estavam inseguros em relação as consequências da nova lei de regulamentação dos portos e optaram por soluções mais conservadoras", explica o presidente do Settaport, Francisco Nogueira (foto).

Poucas empresas ainda se mantém no processo de discussão, mas a tendência continua sendo de conquista de aumento real nos acordos coletivos. "As perspectivas são favoráveis e acreditamos em bons resultados para a maioria dos trabalhadores da nossa base na região", diz Nogueira. (Divulgação)