Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Santos ganha Castramóvel

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-07-03 -01:24

Santos ganha Castramóvel

O prefeito santista Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) entregou nesta quarta-feira (3), um Castramóvel, veículo adaptado que servirá como centro cirúrgico para castração gratuita de cães e gatos.

 

Primeira da região, a unidade móvel foi apresentada à população na Praça Mauá, Centro Histórico, e além, de aprimorar o serviço da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida), ligada à Secretaria de Meio Ambiente, vai se somar a outra novidade do setor: o Centro de Adoção, a ser inaugurado na próxima segunda-feira (7), no bairro Jabaquara.

 

O Castramóvel, um micro-ônibus equipado com duas mesas cirúrgicas, ar-condicionado e pia, percorrerá os bairros (em média uma semana em cada local). Uma equipe formada por dois veterinários e um assistente, além de motorista e um profissional da área administrativa do setor.

 

Segundo o prefeito Paulo Alexandre, que tem um Golden Retriever chamado “Pacheco”, “O equipamento tem toda infraestrutura e condições para a realização dos procedimentos cirúrgicos. Com ele iremos aos bairros mais carentes, onde as pessoas poderão levar seus animais para castração perto de suas casas”.

 

O custo do equipamento foi de R$ 280.000,00 e no próximo ano, mais um castramóvel será entregue à população e tem condições de realizar de dez a quinze cirurgias/dia, mediante pré-agendamento.

 

Os formulários para o pré-agendamento serão disponibilizados em pontos estratégicos a serem divulgados, ou pelos telefones da Codevida: 3203-5075 e 3203-5593.

 

O primeiro bairro a ser visitado pelo Castramóvel será o Morro Nova Cintra, na próxima terça-feira (8), onde segundo a presidente da Codevida, Leila Abreu, em uma residência vivem cerca de 50 animais (cães e gatos).

 

“Santos sai na frente com este serviço inovador, de vanguarda, e que vemos em poucas cidades do país. Para pessoas que tinham muitos animais, o trabalho já era feito com o transporte dos bichos por Kombi. Agora ficará mais ágil e é uma forma de controle populacional”, disse a chefe do setor, Leila Abreu, ressaltando que atualmente são realizadas 350 castrações/mês na Codevida.

 

Para o vereador Benedito Furtado (PSB) que tem em sua chácara, seis cães, um gato, um burro e uma égua, “esse é um grande passo para melhorar, mais ainda, qualidade de vida na Cidade, que, com animais devidamente tratados (vacinados, castrados), oferece melhores condições de saúde pública”.                       

 

Centro de Adoção - Na próxima segunda-feira (7), às 10h, a Prefeitura inaugura o Centro de Adoção na Av. Francisco Manoel s/nº (próximo à Santa Casa). O local funcionará como sede provisória da Codevida, enquanto a sede atual, na Av. Nossa Senhora de Fátima, 375, passa por reforma para dar lugar a Unidade Básica de Saúde Animal. (Foto: Isabella Carrari/PMS)

 

Insatisfação - Enquanto o prefeito Paulo Alexandre entrava no Castramóvel acompanhado do presidente da Câmara, Sadao Nakai (PSDB), vereadores Benedito Furtado (PSB) e Douglas Gonçalves (DEM), da presidente da Codevida, Leila Abreu e de outras pessoas relacionadas à defesa animal, na praça, alguns  insatisfeitos  criticavam a ação da Prefeitura, alegando que parcela da população não tem acesso à saúde.