Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Câmara promove reunião com moradores da Vila Noel e representantes da Ecovias

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-07-03 -02:29

Câmara promove reunião com moradores da Vila Noel e representantes da Ecovias

Na última terça (01), a Câmara de Cubatão promoveu reunião entre uma comissão de moradores da Vila Noel e representantes da Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes. Na pauta, os problemas criados pelas obras dos viadutos e o convênio entre a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), a prefeitura e a Ecovias destinado às famílias daquela comunidade.

Os moradores se queixaram das constantes enchentes na Vila Noel. O local, que fica entre a Via Anchieta e a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, sofre com a lama que invade as residências. Outro problema é a dificuldade de acesso à comunidade, que ficou ainda pior depois das obras de um viaduto.

Rui Klein, gerente de engenharia da Ecovias, explica que diferentemente do caso da Rua do Curtume, em que uma alça de acesso foi construída na área, obrigando a concessionária a providenciar o reassentamento das famílias; na Vila Noel, o traçado da obra não exige a imediata remoção dos moradores. No entanto, Klein admite que a construção do viaduto está prejudicando a qualidade de vida das pessoas. Para amenizar o impacto das obras, ele se comprometeu em ampliar o canal de comunicação com a comunidade.

Klein acredita que a obra agilizará o atendimento à demanda habitacional da Vila Noel, confirmando  que o governo do Estado de São Paulo já disponibilizou recursos para a construção das casas, bastando, nesse momento, a prefeitura e a CDHU entrarem num acordo a respeito dos terrenos destinado às novas habitações.

O gerente da Ecovias chamou a atenção para a questão do ‘congelamento’ da região a ser beneficiada pelo programa habitacional. Ele falou que é necessário identificar cada moradia ocupada por família a ser contemplada com novas residências, delimitando a área. A medida coibirá a ação de aproveitadores, que poderiam construir habitações na comunidade apenas para também se beneficiarem do convênio firmado com a CDHU.

O vereador César da Silva Nascimento (PDT), na ocasião, ainda presidente do Legislativo, mediou a reunião. Também participaram da reunião, os vereadores Adeildo Heliodoro dos Santos (SDD), o Dinho; Ademário da Silva Oliveira (PSDB), Fábio Moura (PROS), Ivan Hildebrando (PDT), Ricardo de Oliveira (PMDB), o Ricardo Queixão; e Severino Tarcício da Silva (PSB), o Doda. (Divulgação/CMC)