Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Porto de Santos bate recorde no mês de junho

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-07-18 -14:54

Porto de Santos bate recorde no mês de junho

O Porto de Santos atingiu no mês de junho o maior movimento para o período já registrado, totalizando 9,8 milhões de toneladas, ficando 5,4% acima do apurado em junho do ano passado (9,3 milhões toneladas - recorde anterior). O incremento de 8,1% verificado nas cargas de exportação (6,9 milhões t) contribuíram, significativamente, para esse resultado. As mercadorias de importação (2,8 milhões t) apresentaram redução de 0,7%.

O destaque é para as cargas conteinerizadas continuam apontando o crescimento que chegou a 15,4%, em junho, totalizando 325,0 mil teu.

Entre as cargas de exportação destaque para o complexo soja (2,3 milhões t), crescimento de 18,9%,  café em grãos (132,0 mil t), com aumento de 47,2%, gasolina (146,8 mil t), incremento de 50,6%, e óleo combustível (218,6 mil t), 85,1% a mais. Entre as cargas de importação, o crescimento de 58,6% nas descargas de gás liquefeito de petróleo (84,7 mil t) e 632,0% nas de nafta (41,4 mil t), mas são as cargas

Graças as obras de aprofundamento no cais que possibilitou a ampliação do calado operacional do porto santista contribuiu para a chegada a Santos de embarcações de maior porte, aumentando, conesequentemente, maior volume de carga.

Cursos profissionalizantes - A partir de segunda-feira (21), estarão abertas as inscrições para o Programa de Atualização Técnica Profissional para os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) do Porto de Santos.  A iniciativa é do Órgão de Gestão de Mão de Obra do Porto de Santos (OGMO/Santos)) em parceria com a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), através do Ensino Profissional Marítimo (EPM).

Dando continuidade ao Programa de Capacitação iniciado em 2013, será dada prioridade às vagas dos cursos aos operadores de máquinas e equipamentos portuários, representados pelos Sindestiva e Sindogeesp, em função da importância destas atividades e o impacto nas questões de segurança do trabalho. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com as inscrições.  Os cursos serão realizados no período de agosto a novembro. 

O Programa foi desenvolvido com base nas normas de saúde e segurança do trabalho e de acordo com as determinações da Lei nº 12.815/2013, a Nova Lei dos Portos, e atua na reciclagem e formação de TPAs para a movimentação de carga e operação de aparelhos e equipamentos portuários.

De acordo com a regulamentação, todos os TPAs devem possuir a certificação nos cursos: CBAET (Curso Básico de Arrumação e Estivagem Técnica), COCP (Curso de Operação com Cargas Perigosas), CSMC (Curso de Sinalização e Movimentação de Carga), CPOPCS (Curso de Procedimento Operacional Padrão de Contêiner e Sacaria) e o CCSTP (Curso de Capacitação em Segurança do Trabalho Portuário).

Inscrições - No setor de Treinamento/TPA, no Posto de escalação 3 do OGMO, durante o horário comercial (9h às 11h30 e 14h às 17h), de 21 de julho a 15 de agosto.

(Foto: Divulgação)