Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Professores japoneses visitam sede da Sabesp em Santos

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-08-05 -00:48

Professores japoneses visitam sede da Sabesp em Santos

Um grupo formado por dez professores japoneses visitaram na tarde desta segunda-feira (4), o Palácio Saturnino de Brito, sede da Sabesp no Centro Histórico de Santos.A visita desta comitiva internacional faz parte de um cronograma desenvolvido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para prestação de contas nos locais de sua atuação.

Com objetivo de contribuir para a evolução sócia-econômica de países em desenvolvimento, a JICA financiou na Região Metropolitana da Baixada Santista as obras do maior programa de recuperação ambiental já realizado em todo litoral brasileiro – o Programa Onda Limpa.

Os professores dos ensinos fundamental e médio no Japão, conheceram desde a história do pioneiro projeto de saneamento, implantado em meados do século XX pelo Patrono da Engenharia Sanitária do Brasil, Saturnino de Brito  (que dá nome ao Palácio), até as atuais obras do Onda Limpa para ampliação da cobertura das redes de coleta e tratamento de esgotos. Em uma sala interativa, com imagem de satélite de 66,96 m², é possível ver o sistema de esgotamento sanitário das nove cidades da Baixada Santista, iluminando especificamente as obras realizadas pelo programa de 2007 a 2012.

Os visitantes vieram de diferentes cidades do Japão, entre elas Kyoto e Osaka, além das províncias de Shiga e Nara. A comitiva conheceu também o Centro Histórico de Santos e terminou a visita conhecendo a orla santista parando junto à estatua em homenagem ao imigrante japonês e no José Menino, junto à plataforma do Emissário Submarino.

(Fotos: Divulgação)