Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Laudos vão definir causa da morte de animais do Orquidário

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-08-07 -01:23

Laudos vão definir causa da morte de animais do Orquidário

A morte de animais ocorridas entre o período de 31 de julho e 3 de agosto no Orquidário de Santos, foi tema de reunião nesta quarta-feira (6) envolvendo representantes das secretarias de Saúde e de Turismo e funcionários do local. Médicos veterinários da Sevicoz (Seção de Vigilância e Controle de Zoonozes), da Secretaria de Saúde, e do parque aguardam os resultados dos laudos que definirão a causa das mortes de quatro animais (três aves e uma paca) que estavam na área conhecida como VVI (viveiro de visitação interna).

O veterinário do Orquidário, Heitzmann Fontenelle,  informou que os animais apresentavam quadro hemorrágico compatível com envenenamento e que foram coletadas amostras para os exames laboratoriais, mas não há como confirmar a causa dessas mortes".

 A possibilidade de envenenamento não está afastada, pois o  veterinário da Sevicoz Laerte Carvalho de Souza explicou que recentemente foi feito trabalho de desratização nas dependências do Orquidário, o que já acontece há 20 anos. Ressaltou o veterinário que durante esses anos nunca houve problemas com animais após desratização. Explicou ainda que os produtos usados são de última geração e seguros: “O veneno (um bloco parafinado que não esfarela) fica dentro de uma caixa lacrada. As armadilhas são extremamente seguras". (Fotos: Divulgação)