Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Técnicos do MEC em Cubatão, candidata a sediar faculdade de Medicina

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-08-07 -02:09

Técnicos do MEC em Cubatão, candidata a sediar faculdade de Medicina

A prefeita  de Cubatão, Marcia Rosa (PT), recebeu nesta quarta-feira (6), em seu gabinete, Valéria Bonetti, da Universidade Federal de Uberlândia, e Arnaldo Andrade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, representantes do MEC que acompanham o processo para que a cidade receba uma faculdade de Medicina.

Os técnicos estão na cidade para vistoriar equipamentos municipais e avaliar a viabilidade da candidatura local. Nos próximos dias, eles visitarão equipamentos municipais de Saúde para, ao final, elaborarem um relatório que será encaminhado ao Ministério, que então fará a seleção dos municípios brasileiros que sediarão novos cursos universitários de Medicina a partir de 2015. A prefeita entregou a ambos, um compêndio com documentos e informações da Cidade.

O governo Federal pretende criar mais 11.447 vagas de graduação em Medicina, bem como mais de 12 mil vagas em residência médica. Para isso, o Ministério da Educação autorizará e incentivará a criação de novos cursos de Medicina, por parte de instituições privadas, em cidades-polo regionais que hoje não têm esse tipo de oferta, mas possuem infraestrutura que contemple a plena formação de profissionais.

O secretário municipal de Saúde, João Marco Pires Correia, ressaltou que a instalação de uma faculdade de Medicina será fundamental para o desenvolvimento de Cubatão e da região. A reivindicação de Cubatão conta com o das cidades de Santos e São Vicente, que cederão leitos para que os futuros estudantes possam praticar a residência médica.  Marcos Calvo, secretário de Saúde de Santos, um dos presente à reunião, afirmou que  uma faculdade de Medicina em Cubatão será benéfica para toda a Baixada. “A possibilidade da prática da residência na rede pública humaniza o atendimento, forma melhores profissionais e aprimora o sistema de saúde local”.

A prefeita Marcia Rosa, fez uma síntese da  história da Cidade e sua trajetória de superações de problemas sociais, ambientais e econômicos.  (Fotos: Mara Anjos/PMC)