Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Vereador pede mais repúblicas para idosos

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-08-12 -17:59

Vereador pede mais repúblicas para idosos

O vereador santista José Lascane (PSDB), através de requerimento solicitou à Prefeitura, informações sobre planejamento de ampliação do número de repúblicas destinadas aos idosos que não possuem família ou condições de se manterem sozinhos.

Líder do governo santista, o vereador ressalta que o envelhecimento da população requer investimentos. Com base em dados do IBGE  que apontam o envelhecimento acelerado da população brasileira, Lascane  defende a criação de novas repúblicas de idosos na Cidade.

O IBGE aponta que em 2060, idosos representaram um quarto da população brasileiro. Essa informação preocupa o vereador que é professor de Matemática Financeira diante da necessidade da elaboração de estudos urgentes, bem como investimentos a serem aplicados no setor.

Ressaltando a vantagem das repúblicas que subsidiam moradia aos idosos sem vínculo familiar, proporcionando-lhes a convivência comunitária, sem interferir na sua autonomia, já que a gerência das atividades e despesas da casa ficam a cargo dos moradores, Lascane como bom matemático está atento aos números.

 Ele entende que não há como conciliar demanda e oferta, especialmente porque na última década, o crescimento da população de idosos em Santos é visível, especialmente pela qualidade de vida que atrai pessoas da terceira idade de várias regiões do País que se encantam pela cidade e aqui fixam moradia.

Santos, atualmente, possui 29 vagas distribuídas em três repúblicas: Bem Viver (Encruzilhada), Fraternidade (Macuco) e Vitória (Vila Mathias), número já considerado aquém da necessidade. (Fotos: Divulgação)