Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Multidão se despediu de Eduardo Campos

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-08-18 -01:17

Multidão se despediu de Eduardo Campos

Sob aplausos, o corpo de Eduardo Campos ex-governador de Pernambuco e candidato a Presidência da República, após cortejo de durou mais de duas horas, foi enterrado pouco depois das 18h30 no cemitério de Santo Amaro em Recife.

Os restos mortais de Campos, vítima de acidente aéreo em Santos, na última quarta-feira (13), foram colocados no jazigo onde foi enterrado o avô Miguel Arraes. No acidente morreram outras seis pessoas: o jornalista Carlos Augusto leal Filho, o fotógrafo Alexandre Severo Gomes, o ex-deputado federal Pedro Almeida Valadares Neto (assessor direto de Campos), o cinegrafista Marcelo de Oliveira Lyra, e os pilotos Marcos Martins e José Stoffel.

Uma multidão tomou conta das ruas do Centro Velho de Recife. Caravanas de várias cidades pernambucanas chegaram à capital. As pessoas se aglomeravam sobre as árvores, muros e escalavam até túmulos do Cemitério Santo Amaro para assistir ao enterro. Os restos mortais do Carlos Augusto e Alexandre Severo também foram enterrados no Cemitério Santo Amaro.

O cortejo fúnebre saiu do Palácio do Campo das Princesas, onde o corpo de Campos e de dois assessores, o jornalista Carlos Augusto e o fotógrafo Alexandre Severo foram velados desde a noite de sábado (16).

A chuva de flores, os fogos e os cânticos não foram suficientes para abafar as vaias direcionadas à presidente Dilma Rousseff (PT), acompanhada do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva que simpático, abraçou, beijou esse se deixou fotografar com inúmeras pessoas. Ele foi aplaudido em alguns momentos.

Políticos de vários estados lá estavam para dar adeus a Eduardo Campos, entre eles, Aécio Neves (PSDB), candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin, governador de São Paulo.

Tratativas – O PSB  divulgou que  na próxima quarta-feira (20), em reunião da Executiva Nacional, serão discutidos os resultados das tratativas internas sobre os rumos da campanha eleitoral que passa, obrigatoriamente pelo nome de Marina Silva (vice de Eduardo Campos)

Medalhas encontradas – Possivelmente a última lembrança de Eduardo Campos, as cinco medalhas de ouro encontradas por funcionário da Prefeitura de Santos, no telhado de uma das casas atingidas pela aeronave, foram entregues pelo governador Alckmin à viúva. Entre as medalhas, estão as imagens de Nossa Senhora, São Francisco e um trevo de quatro folhas (foto) 

Os objetos foram encontrados no sábado, dia 16,  no local do acidente do avião que matou o presidenciável mais seis pessoas. Os objetos foram encontrados pelo pedreiro Alex Almeida Estevão, funcionário contratado da Prefeitura de Santos e integrante da equipe criada especialmente para ajudar no trabalho de buscas de partes do avião e dos corpos das vítimas. 

Emoção – O prefeito santista Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) ao receber as medalhas foi tomado pela emoção. “O funcionário disse que só entregaria as medalhinhas na minha mão. Estava chovendo muito no momento que cheguei ao local. Quando ele mostrou as medalhas, a emoção foi muito forte. Pedi muito a Deus para que fossem as do Eduardo Campos”.

 

Paulo Alexandre encaminhou as medalhas ao governador Alckmin para que este as entregasse à viúva (Renata Campos). “Quando o governador Geraldo Alckmin me disse que a viúva confirmou que eram realmente as medalhas do marido, fiquei muito emocionado. Ele entregou pessoalmente as medalhas a Renata em um momento de muita comoção", disse Paulo Alexandre, que nesta segunda irá agradecer novamente o servidor em seu gabinete. Todos os servidores municipais e membros do Corpo de Bombeiros também serão homenageados pelo trabalho nas buscas.

 

Acidente - O candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, morreu na manhã de quarta-feira (13), em um acidente de avião em Santos, em São Paulo. A aeronave Cessna 560 XL decolou do aeroporto Santos Dumont (RJ) com destino ao Guarujá, mas perdeu contato com o controle de tráfego aéreo depois de ter arremetido a uma tentativa de pouso por conta do mau tempo. (Fotos: Divulgação)