Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Ministro da Saúde autoriza construção de hospital regional em São Vicente

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-08-19 -01:28

Ministro da Saúde autoriza  construção de hospital regional em São Vicente

A Baixada Santista terá um novo hospital regional e quem garante isso é o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que autorizou na última quarta-feira (13/08), a construção do equipamento em São Vicente. O hospital terá 400 leitos e atenderá os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

A construção de um hospital regional é consenso dos prefeitos da região e de acordo com a prefeitura de São Vicente, o documento solicitando o equipamento foi assinado pelos nove prefeitos da região. A assinatura se deu logo após o ministro Chioro  ter anunciado, em visita à cidade, que estava convencido de que o local precisa de um hospital que atenda aos pacientes de todas as cidades.  

A notícia foi recebida pelo prefeito Luís Cláudio Bili (PRP), e secretário da Saúde, Antônio Rua Vieira (foto), após entregarem pessoalmente ofício com a solicitação. 

O ministro deve visitar São Vicente nesta semana para conhecer o local onde o hospital será construído. De acordo com o ministro o Governo Federal vai assumir 50% da verba para a construção, compra de equipamentos e custeio do hospital. O governo Estadual também entrará com recursos, pois São Vicente não tem condições de construir e manter mais um hospital. 

Para tomar a decisão o ministro se baseou em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que em 2013 apontou que a população da Baixada Santista era composta por 1.765.277 munícipes, sendo que deste total, 1.046.85 são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e 718.426 possuem plano de saúde e convênio. Fotos: Divulgação/Arquivo)